Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2015

Uma tarde, muito ronron, muito amor

                O abrigo sempre precisa de cuidados diários, sempre precisa daquela faxina, sempre um gatinho precisa ser medicado. Temos que fazer tudo isso, caso contrário, qual seria a qualidade de vida desses miaus? Por isso o voluntariado é tão importante.

                Mas, nossos amores não precisam somente desse ambiente correto e controlado. Precisam de carinho, de amor, de atenção!

                Quando entro na sala dos soltos, a minha vontade é de ter uns 10 braços! São tantos pedidos de colo que nem sei o que fazer.

                Começa pelo Moscou (eu juro que não sei porque ele não foi adotado), lindo e ronronento pede colo. Com o Moscou no colo, vem a Paris para cheirar.... Acaba dividindo o colo com Moscou.

                Com os dois no colo vem a Kim, também quer um espacinho tão disputado. Esticou o braço e a encho de carinho! Na minha perna vem a Mel. Não sei mais o que fazer!!!

                Depois de um tempo, quando se acalmam, os filhotes resolvem brincar e eu levanto e vou até a varanda. A varanda é o território do Charles! Ele mia pedindo carinho, mas se faz de difícil quando chegamos perto... rs. Depois acaba aceitando o carinho e pedindo mais e mais.

Não demora muito para o Moscou voltar a pedir colo. Dessa vez, fico de pé com ele no colo e revezando o carinho com Charles e a Mel, que também voltou a acariciar as minhas pernas.

Não posso esquecer do nosso tímido Brad Pitt! Tão lindo quando o dono original do nome! Fica escondidinho... mas não esqueço de encher de carinho!


E a Meg! Carinhosa que só ela! Precisa de um sofá urgente! Ela tinha dona, mas foi parar no abrigo. A Meg é a típica gatinha que vai acompanhar o dono pela casa e dormir na cama juntinho! Está pronta para distribuir amor! Será que não é você o sortudo que vai ganhar o carinho dela?

A nossa doce Meg!


Para conhecer todos os gatinhos, entre no nosso site:

www.mundogato.org

sábado, 19 de setembro de 2015

Tempo de bebês no MundoGato

Extra!!! MundoGato virou maternidade de gato!!!  Estamos com quatro gatinhas gestantes!!!  Na verdade, duas: a Sabrina e a Athenas já tiveram os seus filhotinhos, na segurança e cuidado de um lar temporário.

A Sabrina ganhou cinco filhotes! Três pretinhos e dois frajolas. São tão lindos que já tem gente querendo fazer reserva para a adoção!


A Athenas ganhou três branquinhos e dois pretinhos! Loucura de lindos!



Ter uma gata gestante não requer muitos cuidados. É impressionante como elas, mesmo com barrigões, conseguem subir nos moveis e fazer estripulias!

O ideal é que seja a mesma alimentação que todo gato adulto deva receber: ração para gatos adultos de boa qualidade e sachês; se essa não for a alimentação usual da gestante, deverá ser adequado para tal.

Caso tenha a necessidade de aplicar antipulgas, procure um no mercado que seja adequado para gestantes, leia a bula.

O mais importante é ter um ambiente seguro para elas. Espalhe pela casa caminhas e toalhas, ela vai escolher o local que julgar mais seguro, então ofereça opções. A Sabrina escolheu um caixa de transporte, tem gatinhas que preferem uma caixa de papelão.

Na hora do parto, a gatinha vai andar, ficar inquieta, desconfortável e ofegante. Deixe-a livre, somente observe se algo der errado, como por exemplo: natimorto ou demora de nascimento entre os filhotes.

Os filhotes vão nascer um por um, a gatinha vai limpa-los e os pequenos vão mamar. Não mexa nos gatinhos e nem na gata. Deixe-os tranquilos.

Após o parto, gata deve ser alimentada preferencialmente com ração para filhotes, que é mais calórica.

Após alguns dias, os gatinhos vão andar, o ideal que fiquem em caixas altas para que não andem pela casa ou se machuquem. Normalmente, a partir dos 30 dias de vida, os filhotes já buscam por outro alimento. Por isso é adequado que nessa fase já seja oferecido ração aos filhotinhos. Ela pode ser levemente umedecida em água morna para facilitar a mastigação. Aos 45 dias devem ser completamente desmamados.

Além da nossa veterinária Dr. Júlia, também contamos com a Vet Quality e seus doutores. Esse artigo foi escrito com auxílio da Doutora Tatiani Luz Camargo, do Vet Quality. Obrigada!

Os filhotes e as mamães não estão disponíveis para adoção ainda, mas temos vários gatinhos querem um colo!!

Entre o site, curta a nossa página no face.



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Como cortar as unhas do seu gato

Os gatos adoram afiar as unhas, nem sempre no lugar certo....

O ideal é manter diversos arranhadores espalhados pela casa, ou coloca-los em locais onde seu gato geralmente gosta de afiar. Exemplo: se ele adora afiar no canto do sofá, coloque o arranhador na frente, assim impede que o gato arranhe o sofá e faz com que se habitue a utilizar esse arranhador. 
No mercado há diversos modelos com texturas e materiais diferentes, descubra que o seu gatinho gosta mais.

Quando a cortar as unhas do gato, deve ser feito com cautela para você não machucar o seu bichinho. A única parte que deve ser cortada é a pontinha, a parte toda branca. Mais curto que isso, a parte rosada da unha, você irá cortar a parte vascularizada e promover sangramentos.
A primeira vez é a mais difícil, com o passar do tempo você ganha segurança para cortar e seu gato se acostuma.

Opte por fazer o corte no momento de sono do gato, quando estiver acordando ou se preparando para dormir. Se tentar cortar no momento da brincadeira, você não vai conseguir.
Tente fazer devagar, sem estressar o seu gato. Caso não consiga, segure-o, mas utilize desse artifício em último caso. Às vezes vale a pena cortar uma unha e soltar o gatinho, e mais tarde tentar de novo. Sem estresse é mais fácil o seu gato entender e adaptar-se a essa rotina. Após o corte, recompense o seu bichano com algum petisco que ele goste, no mercado existem diversas opções (inclusive light, para gatinhos gordinhos). Sempre incentivos positivos funcionam!

No abrigo, temos mais gatinhos bem fáceis de cortar as unhas, e os mais difíceis....  Com paciência conseguimos deixar todos de unhas curtas!

A Meg é uma delícia de gata calminha!!! Deixa ser escovada e cortar as unhas numa boa... Além de tudo... é linda!!!

Conheça os nossos gatinhos:


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Por que ser voluntária.

No meu apartamento não cabem todos os gatinhos do mundo....

A realidade do nosso país nos deixa assustados, são tantos problemas, tantas carências... Um povo carente de bens materiais, carente de educação e moralidade, carente de amor. O nosso poder público, ora por dificuldades diante de tantos problemas, ora por pura incapacidade não consegue solucionar as necessidades desse país.

Apesar de leis que reprimem maus tratos aos animais, não são poucos os casos de pessoas maltratando animais indefesos. O meu gato, por exemplo, apanhou tanto antes do resgate que demorou meses para que ele não fugisse toda vez que estava com um objeto na mão (medo que eu jogasse nele).

Essa situação abriu os meus olhos para um problema que pensava não ser tão sério. Precisava fazer algo além de adotar.

Ser voluntária me proporcionou distribuir carinho e receber muito carinho também! Quando entramos na sala dos gatinhos... não sabemos quem pegar no colo primeiro, tantos pulam e ronronam...

E quando são adotados... é uma enxurrada de sentimentos!
A felicidade: ganhou uma casa e muito carinho.
A preocupação: vai dar tudo certo? Vai se adaptar?
A saudade! Preciso abraçar, fazer carinho.... Me despedir.... Ah! Que saudade! Mas a saudade boa, sei que ele está bem.

Infelizmente, a fila de resgate é maior do que a capacidade do MundoGato, mas ficamos felizes em cada gatinho salvo das ruas. Até agora foram mais de 20 resgates. Dentre os resgatados, quatro grávidas que puderam permanecer tranquilas na etapa final da gestação. Situações como essas, em que conseguimos fazer o bem, é o que acalenta os nossos corações.

Conheça melhor o nosso trabalho:

A sua ajuda, seja como voluntário, padrinho, doador ou simplesmente compartilhar nossos posts, poder ser a diferença para resgatarmos mais um gato da rua.