Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Oito motivos para não deixar o seu gato sair de casa

 Na ONG MundoGato, não doamos gatinhos para pessoas que não tenham o apartamento telado ou casa sem acesso à rua para o gato. Deixar o seu gato em casa é um ato de amor e cuidado, entenda porque:

  1. Os gatos são territorialistas. Estar em casa é estar no seu território. Eles gostam sim de ficar em casa, não precisam “dar voltinha na rua” para serem felizes.
  2. Gatos não castrados pedem para sair durante o cio (procure castrar seu gato, é mais saudável para ele). Nessas saídas podem brigar com outros gatos e estão expostos a FIV e FeLV, doenças graves para os gatos, se quiser saber mais sobre a FeLV leia: http://www.adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/01/felv-mais-conhecimento-e-menos.html 
  3. Na rua podem sofrer acidentes como atropelamentos e quedas. Ás vezes, não conseguem voltar para casa ou quando voltam as consequências podem ser permanentes como perder a mobilidade de algum membro.
  4. Estão expostos à maldade das pessoas. Infelizmente tem pessoas ruins para os gatinhos, recebemos diversos pedidos de ajuda para gatos que sofreram maus-tratos.
  5. Podem se alimentar com produtos não corretos para eles como plásticos, alimentos e plantas tóxicas ou, até mesmo, veneno.
  6. Saindo de casa ficam mais vulneráveis a contrair pulgas e vermes.
  7. Um gato com saída para a rua vive em média 2 anos. Dentro de casa vive mais de 15 anos.
  8. Nada garante que o seu gato irá retornar para casa... essa é a verdade. Na sua casa ele está protegido pelo seu amor, na rua não.




Se o seu apartamento está telado ou a sua casa não tem saída para os gatos, venha conhecer os nossos gatinhos! Entre no site www.mundogato.org e preencha o formulário.

MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá

terça-feira, 26 de abril de 2016

Gatos e seus arranhadores

Meu nome é Zeus!
Moro no MundoGato junto com outros filhotes.  Aqui é bem legal, ainda mais por que posso brincar com a maior galera. Tem um monte de filhote na sala. Pulamos e brincamos o dia todo.
Todo mundo quer uma casa para ser sua e ser feliz para sempre. Eu também quero!!
Sou um gato agitado, brinco o tempo todo! Adoro o arranhador que a tia deu para gente! Arranhar faz parte do meu instinto! E ter esse arranhador/cama é muito legal!
Tem gente que tem medo de adotar um gato e ele arranhar todo o sofá, as cadeiras... Isso é muito simples de resolver! Só comprar arranhadores e deixar onde o seu gatinho gosta de arranhar. Assim como eu, ele vai preferir o arranhador e não o sofá!
O arranhador que eu mais gosto é o arranhador da Gato Moderno,  www.gatomoderno.com.br A Tia Celi desenvolveu um arranhador de papelão!!! Muito legal! As tias do abrigo adoram por que nos podemos arranhar e ele não despedaça, não faz sujeira.
Arranhar é tudo de bom! Sabe o que é melhor? Uma sonequinha depois de tanta brincadeira! E eu ainda posso dormir no meu arranhador!!

Vem me visitar! No abrigo temos um arranhador exclusivo do MundoGato, se você quiser comprar. Além, é claro, de um monte de gatos que querem ser adotados. Já te aviso que eu sou o mais lindo de todos!
Por um Mundo com mais gatinhos no sofá.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Gatinhas prenhas e seus Lares Temporários

A ONG MundoGato já resgatou diversas gatinhas prestes a serem mães! Elas e seus bebezinhos precisavam de conforto, tranquilidade, cuidados e amor! Isso só foi possível porque temos voluntárias maravilhosas que se dispõem a fazer LT (Lar Temporário).

Na ONG optamos por LT para gatos muito doentes ou para gatas resgatadas prenhas. É importante para a mamãe gata ter um espaço tranquilo para o final de gestação, não podemos coloca-la junto com os outros gatos geralmente estão sensíveis.

Se você quiser saber mais sobre como cuidar de gatinhas prenhas leia o post:

Além disso, existe todo o período de aleitamento. Os filhotes são pequenos e precisam mamar e serem lambidos pelas mamães, o ideal é que tenham um espaço só deles para isso para que a mamãe e bebês sintam-se seguros.

As voluntárias que fazem LT para essas gatinhas dizem o quanto é reconfortante! Acompanhar o nascimento, o crescimento, o dia em que os bebês abrem os olhinhos... E vamos combinar: imagina o agito que deve ser ter vários bebezinhos na sua casa.

Nossa primeira gatinha prenha foi a Sabrina! Frajola linda que foi adotada junto com a sua filhotinha Karenina. Dos filhotes da Sabrina, dois ainda não foram adotados: Bóris (preto maravilhoso) e a Anástacia (frajola charmosinha).

A mamãe Athenas cuidou bem dos seus filhotes, agora merece um sofá como descanso. Será que é você que vai adotar essa lady sialata? Além da Athenas, três  dos seus bebês estão disponíveis para a adoção: Roma e Cairo que são pretinhos lindos, e a Ibiza, sialata igual a mãe.

A nossa última mamãe foi a Ruth. Resgatada com dois bebês, Juca e Nina, Ruth já estava esperando mais uma ninhada com seis bebês! Seis delícias frajolindos!!!

Os bebês da Ruth foram castrados essa semana. Estão disponíveis para a adoção responsável.
Pode se apaixonar!! Duvido que consiga dizer qual é o mais fofo!!!




Por um Mundo com mais gatinhos no sofá


terça-feira, 19 de abril de 2016

Giro pelo Mundo – Março

Todo mundo quer notícias do nosso Mundo. Então, todo o mês contaremos para vocês o que aconteceu no mês anterior no MundoGato. Acompanhe o Giro pelo Mundo:

No mês de março doamos muitos gatinhos, filhotes e adultos. A doce Cristal ganhou uma casa com irmãos, e não foi a única adulta a ser adotada: Nymeria também ganhou a sua segunda chance e foi para um lar cheio de amor (esperamos que para sempre dessa vez!).
Quatro bebezinhos foram adotados: Cora, Natasha, Mozart e Verona. Que sejam super felizes e cheios de mimos na casa nova. Cora é filha única, e o Mozart foi o último da ninhada a ser adotado. Verona e Natasha ainda têm irmãozinhos no abrigo que ainda não foram adotados.
O resgate desse mês foi o gatão Guilherme, ainda não está disponível para a adoção. Dono de um par de olhos maravilhosos, Guilherme ainda está assustado, pois tinha pouco contato com as pessoas, vivia em uma colônia de gatos desde filhote até era resgatado por uma voluntária. Temos a esperança de com o tempo vai se render ao carinho das voluntárias e vai ganhar um lar.

Nesse mês não podemos resgatar na mesma quantidade que os outros. Fizemos em fevereiro um resgate grande (uma única família) e todos os gatinhos ainda estão sendo tratados, ocupando assim o nosso espaço disponível para mais resgates. Logo que o espaço estiver disponível, regataremos mais e mais gatinhos.
Também nesse mês, temos 54 padrinhos!!! Padrinhos e madrinhas são os anjinhos da guarda dos gatinhos da ONG. Colaboram mensalmente com a ONG, assim podemos continuar com os nossos projetos. Além disso, os padrinhos recebem todo mês uma carta do seu afigato! Obrigada padrinhos e madrinhas!!!

Se você que conhecer e adotar os nossos gatinhos, entre no site:

Será a sua chance de ter a companhia indescritível de um gatinho na sua vida! Mude a sua vida e a vida de um gatinho! Adote!
MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

terça-feira, 12 de abril de 2016

Nosso aniversário

Comemorar um ano! Um ano inesquecível...

Mas, não foi simplesmente um ano.
Foram quase cem vidinhas salvas! Foram inúmeras preocupações, inúmeros remédios e inúmeras pessoas unidas por uma causa.

 O nosso trabalho de resgate e zelo pelos gatos só foi, e continua sendo, possível porque estamos juntos. Por que as fundadoras decidiram por bem que poderiam fazer mais. Porque pessoas optaram por serem voluntárias, optaram por ajudar os bichanos do MundoGato. Porque temos os padrinhos, que ajudam os seus afilhados mensalmente. Porque tem a galera que doa alimentos, brinquedos e remédios. Porque tem a galera que ajuda compartilhando.

Aquele abraço para todos vocês!

Comemorar o nosso aniversário com o salão cheio de amigos foi maravilhoso! Sabemos que todos os presentes estavam realmente felizes e apoiando o nosso desejo de ajudar mais e mais gatinhos.

O nosso trabalho continua! Cada gatinho salvo, é uma vitória para os nossos corações!
O nossa caminhada está só começando. Novas e maiores vitórias serão conquistadas!

Obrigada pela ajuda!
Obrigada pelo apoio!
Obrigada por podermos comemorar juntos!

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que não dar a seu gato

É comum ver pessoas dando certos alimentos e medicamentos a seus gatos sem terem noção de que o corpinho dos bichanos não reage a essas formulações da mesma forma que nós, humanos. Além disso, muitas vezes donos de gatos têm a mania de agradar os pets com pedaços de comidas humanas, também ignorando o efeito que isso pode ter nos gatos.

Não é raro ver mortes de animais de estimação por intoxicação medicamentosa. Essas tragédias podem ser evitadas pela informação e conscientização. A sensibilidade de gatos a medicações é muito maior que a dos humanos, e eles possuem intolerância a remédios utilizados em humanos e até mesmo cães. Alguns dos nomes populares de medicamentos tóxicos para gatos são: Aspirina, Tylenol, Anador, Claritin, Tylenol Sinus, Loratadina, Advil, Feldene, Inflamene, Fleet Enema, Cataflan, Voltaren. É preciso lembrar que esses medicamentos foram desenvolvidos para o organismo humano, e nunca terá o mesmo efeito em animais.

No quesito de alimentação, leites e seus derivados estão proibidos. Os gatos não possuem enzimas o suficiente para realizar a digestão desses alimentos. Existem, no entanto, leites especiais para gatos, que podem ser comprados em pet shops. Ração de cachorro é outro alimento tóxico para os gatinhos. Quando você tem cães e gatos, é comum misturar as coisas e causar uma bagunça nas tigelas de comida dos pets. Acontece que a ração canina não possui taurina, o componente principal para a alimentação do gato. Sua deficiência pode causar alterações cardíacas e até cegueira. 

Sobre comida humana, lembre-se de que as necessidades do organismo humano são diferentes da do felino. Inserir comida humana na dieta do seu gato pode fazer com que suas necessidades biológicas não sejam atendidas e, assim, causar o adoecimento do gatinho. Comidas cruas são especialmente perigosas, pois após ingeri-las, o gato pode ficar com parasitas de doenças humanas, como a toxoplasmose. Outros alimentos notáveis que fazem mal aos nossos queridos bichanos são legumes, frutas e vegetais (o organismo felino é adaptado para a ingestão de carnes e eles não metabolizam bem carboidratos), chocolate e cafeína (causam vômito, diarreia, tremores e urina frequente), bebidas alcoólicas (causam alterações no fígado, pâncreas e rins), ossos (levam a danos no aparelho gastrointestinal por conta de fragmentos e podem levar a asfixia) e plantas e flores (algumas são altamente tóxicas).

Não tenha medo de consultar um médico-veterinário para saber o que é melhor para seu gato, a saúde de nossos melhores amigos deve ser levada a sério.

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

terça-feira, 5 de abril de 2016

Voluntárias realizadas

Para nós, voluntárias, essa semana foi extremamente marcante. Marcante por muita felicidade!

A comemoração do nosso aniversário está chegando e para completar doamos dois gatinhos sensacionais!
Ainda existe muito preconceito sobre a adoção de gatos adultos. Gatos adultos amam e precisam de amor tanto quanto os filhotes. Se quiser saber mais sobre gatos adultos, leia o post: http://www.adotarmundogato.blogspot.com.br/2015/08/motivos-para-adotar-gatos-adultos.html

Quando doamos um gato adulto, nosso coração se enche de esperança, uma barreira foi quebrada. Agora, doar dois adultos e pretinhos.... é sensacional!!!

Os gatinhos pretos são deixados de lado por preconceito. Poucas pessoas são capazes de ver a beleza de um gato preto. São pequenas panteras com pelos brilhantes e sedosos.
As panterinhas Raul e Maria foram para lares diferentes, mas iguais em amor e carinho. Além de amor, eles ganharam um mundo novo no qual estarão em segurança e repleto de cuidados. Nós ficamos na saudade, mas é uma saudade boa. Sabemos que estão super bem.
Essas adoções também nos enchem de esperança...  Esperança que um dia os gatinhos não sofram mais com preconceito pela pelagem e pela idade.
Se você quer uma panterinha para chamar de sua, no nosso site www.mundogato.org você consegue visualizar os nossos pretinhos nada básicos.

Para finalizar, imagine o Bumbo lindo dormindo no seu colo!



MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Entendendo as diferentes rações para gatos

            Quando vamos comprar ração para nossos gatinhos, somos bombardeados com diferentes opções. Nesse mar de cores e nomes diferentes que nos deixam cada vez mais confusos, como poderemos saber qual é o ideal para nosso gato?

            Primeiramente, é preciso entender as diferentes categorias dentro das rações e suas vantagens e desvantagens. A ração seca é mais barata e pode ficar no potinho durante o dia sem problemas, mas possui baixos níveis de água e altos de carboidrato. Por outro lado, a ração úmida é quase 80% água e tem pouca quantidade de carboidrato, o que ajuda no controle do peso, mas é mais cara e exige várias porções ao dia, já que não pode ficar aberta no potinho por um dia inteiro.

            No quesito de qualidade do alimento, temos standard, premium e super premium. Porém, apenas as premium e super premium anunciam sua qualidade na embalagem. Esses nomes funcionam como uma escala cescente de valor nutricional e preço. Apesar de mais caras, as rações premium e super premium valem a pena por serem mais equilibradas e proverem a seu gato nutrientes com maior digestibilidade.


            Existem muitos outros fatores que podem influenciar sua escolha, por isso é recomendado que você consulte um médico-veterinário para saber as necessidades específicas de seu gato. Para casos especiais ou se você tiver interesse em bolar uma dieta natural e caseira para seu gato, não deixe de visitar um nutricionista veterinário. Todo cuidado é pouco quando se trata da saúde dos nossos melhores amigos!



MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá