Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A vida de um gatinho tímido em um abrigo

Oi!
Eu sou o Darwin! Frajola com as pintinhas no nariz mais lindas do mundo! Fui resgatado de uma colônia com vários gatinhos. O meu irmão e eu éramos os mais novos e por isso uma moça boazinha resolveu nos resgatar.

Cheguei na ONG doentinho, espirrava muito. As tias cuidaram muito bem de mim e eu sarei.

Faz quase um ano e meio que estou no abrigo, tem comidinha o tempo todo e muitos amigos para brincar. A vida é bem legal. Meu irmão foi adotado, eu ainda não.

As titias conversam comigo o tempo todo, elas falam para eu ser menos tímido. Mas é bem difícil, tenho um pouco de medo quando as visitas chegam. Quando só tem as titias na sala, eu adoro carinho, mas para as visitas, eu me faço de difícil.

Preciso de uma família que me adote me dando um tempinho para confiar. Estou morrendo de vontade de ganhar um carinho na barriga, mas ainda tenho medo.
Será que é você que vai me adotar?


Lambinhas
Darwin

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

5 coisas que gato não pode comer e você precisa saber



Em um dos artigos anteriores aqui no blog, nós citamos alimentos que seus gatinhos poderiam consumir, desde que fosse com moderação. Agora vamos falar sobre aqueles que não devem ser oferecidos aos felinos. Separamos 5 para você conhecer e manter longe dos peludinhos!

1.   Ossos – Todo cuidado é pouco quando se trata de ossos. Apesar de parecerem inofensivos e até algo legal para oferecer, eles podem ser muito perigosos. Ossos podem agravar problemas relacionados a cálcio na urina, causar engasgos e até causar perfurações internas, por isso mantenha-os longe dos gatinhos.
2.   Uva – A uva também é um perigo se for ingerida em grandes quantidades, pois pode prejudicar o sistema renal e causar lesões. Lembre-se de mantê-las longe.
3.   Abacate – Devido à toxina fúngica chamada “persin”, o abacate, que faz bem para humanos, pode causar diversos problemas para os gatinhos, como vômitos, diarreia e dificuldades na respiração.
4.   Chocolate – Este você talvez já imaginasse, né? Afinal doces de qualquer forma não devem ser oferecidos para os gatinhos. Mas é importante lembrar que o mal não será apenas para os dentes, podendo causar intoxicação e até matar dependendo da quantidade.

5.   Tomate – O tomate deve ser mantido longe da dieta dos gatos, pois contém uma substância chamada tomatina, que é tóxica para os gatos, podendo causar distúrbios gastrointestinais e cardíacos, especialmente se a fruta não estiver madura.

*Quer adotar um bigodinho para alegrar seus dias? Acesse www.mundogato.org 

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Veterinários com preço acessível

Quando você tem um bichinho de estimação, é necessário cuidar muito bem da saúde dele. Isso inclui visitas ao veterinário sempre que o animal estiver doente ou ferido, além, é claro das vacinas. O ideal é você ter o veterinário de sua confiança, de preferência perto da sua residência para facilitar o transporte.
O custo de tratamentos veterinários nem sempre é acessível para todo mundo, não significa que você pode negligenciar os cuidados que o seu pet precisa. Pensado nisso, nesse artigo escrevemos sobre algumas universidades de medicina veterinária que fazem atendimento ao público:

1. Universidade de São Paulo (USP): A triagem é feita durante a semana das 08h até 13h. Durante a triagem, é feito uma avaliação do bichinho para ser encaminha para consultas agendadas. O valor varia de acordo com a necessidade e a especialidade. Contato: 3091-1244.

2. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU): O hospital atende animais de pequeno porte. Tem especialidades: felinos, nefrologia, dermatologia, oncologia, ortopedia, entre outros. Sem horário agendado. Valor: 55,00. Contato: 3759-0629

3. Universidade Metodista de São Paulo: atende no período das 8h às 13h com distribuição de senhas limitadas. Período noturno e sábados somente com horário agendado. A clínica tem as especialidades: Animais silvestre, dermatologia e oncologia. Valor da consulta: 75,00. Contato: 4366-5301.

5. Universidade Anhanguera – Hospital em São Bernardo: Atendimento das 8h até 22h para animais de pequeno e grande porte com agendamento prévio. O hospital também trabalha com castração e vacinação. Valor da consulta: 35,00. Contato: 4362-9064.

4. Universidade Santo Amaro:   A triagem ocorre durante a semana e retorno deve ser agendado. Tem especialidades para animais silvestres, cirurgias e castração a baixo custo. Valor: 55,00. Contato: 2141-8858.

Além disso, a cidade de São Paulo conta com dois hospitais públicos Anclivepa com unidades na zona Norte e zona Leste. Nesses hospitais são atendidos animais cujo os responsáveis estão vinculados aos programas governamentais de assistência como: Bolsa família e Renda mínima. Serão atendidos somente com RG, CPF e comprovante de residência do município de São Paulo.



MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá


quinta-feira, 17 de novembro de 2016

4 Coisas que gatos podem comer e você não sabia


Gatos costumam ser bastante seletivos a respeito de alimentação. E o correto, naturalmente, é que eles se alimentem de rações específicas para gatos, que contenham a quantidade necessária de proteínas e nutrientes, pouca gordura, etc. Porém, em pequenas quantidades ou apenas como petiscos esporádicos (uma ou duas vezes na semana por exemplo), existem alguns alimentos que os gatos podem comer e você talvez nem saiba. Separamos 4 deles.
Reforçamos, é claro, que devem ser consumidos com moderação, correspondendo a um pequeno percentual da sua alimentação diária ou, ainda, a um agradinho para ser oferecido muito de vez em quando! Caso tenha dúvidas, converse com o veterinário do peludinho, ok?
Ovo – O ovo é uma fonte de proteína, assim como a carne. Deve ser oferecido com moderação e sempre cozido, pois o ovo cru, além de normalmente não ser aceito pelos pequenos felinos, também pode causar salmonela e neutralizar a vitamina B7 (biotina).
Água de coco – A água de coco é uma opção saudável tanto para os humanos quanto para os gatinhos, além de ajudar quando há problemas digestivos e urinários. Também tem alto poder hidratante e é rica em potássio, por isso pode ser oferecida de vez em quando para fazer um agrado aos bichinhos.
Iogurte natural – Gatinhos tendem a gostar de iogurte natural, que ajuda a evitar infecções gastrointestinais, mas deve ser oferecido o desnatado, que tem menos gordura, e apenas moderadamente para não ficarem mal acostumados.

Manteiga – Isso você provavelmente não sabia: manteiga, em pequena quantidade, pode ajudar a eliminar as bolas de pelo ou dar uma mãozinha quando você precisar dar aquele comprimido que o bichano não aceita de forma alguma. Então, se o gatinho por acaso lamber o seu pãozinho com manteiga, não precisa ficar preocupado. É claro que, como falamos, tudo deve ser oferecido com moderação e, caso tenha dúvidas, converse com o veterinário.

* Quer adotar um gatinho? Acesse www.mundogato.org e conheça os companheirinhos que esperam um lar ;-)




terça-feira, 15 de novembro de 2016

Novos Bebês no MundoGato!

*Aviso importante: esse artigo contém diversas fotos com excesso de fofuras! Você corre o risco de se apaixonar perdidamente pelos nossos gatinhos. Só leia se estiver preparado!*

A castração é um ato importante, no entanto sabemos que não é a realidade dos animais de rua, resultando em novas ninhadas constantemente e novos gatinhos que precisam desesperadamente de um lar.
Uma parte do nosso trabalho também é resgatar gatas prenhas ou com filhotes pequenos. Como os filhotes precisam ser alimentados pela mãe e por terem um sistema imunológico frágil, o abrigo não é o local adequado para esses bebês. Nessa situação, a melhor opção é o LT (Lar Temporário). Voluntários abrem os seus lares e abrigam os gatinhos até que desmamem e possam ser castrados e vacinados. Depois, os peludinhos vão para o nosso abrigo.

Os primeiros bebês a chegarem nessa temporada foram Linus, Sally e Lucy. Já contei a história deles aqui no blog. Os três abriram a temporada de novos filhotes no abrigo, além deles, temos mais 16 filhotes em Lares Temporários.
Em uma única ninhada nasceram 5 filhotinhos: os pretinhos Pitanga e Jabuticaba; e os frajolas Pêssego, Framboesa e Mirtilo. E como em uma família sempre cabe mais um, o lindo Kiwi, que havia sido resgatado sozinho, ganhou a companhia das outras frutinhas. Os cinco irmãozinhos vieram de uma acumuladora de gatos, não estavam em condições saudáveis para crescer, tanto é que a pequena Pitanga perdeu um olhinho. A Pitanguinha está bem e feliz mesmo com um olhinho só.






Além de acumuladoras, tem as famosas colônias de gatos. São locais onde muitos gatos de rua permanecem. Nesses locais também ocorrem abandonados de gatos. De uma colônia da cidade de Cotia, vem mais quatro gatinhos para o nosso abrigo.

Como sempre cabe mais um na família... mais uma pequenininha foi resgatada. A doce Edwirges foi salva por uma voluntária em uma farmácia. Edwirges foi abandonada ainda com o cordão umbilical em uma caixa de tênis. Estava com muito frio e fome, provavelmente não sobreviveria ao restante da noite. A voluntária cuidou rapidamente e comprou petmilk (em caso de bebês muito novinhos e sem a mãe, é necessário suprir a alimentação com a fórmula). Felizmente a Edwirges foi aceita como bebê adotivo da Agatha que já estava amamentando seus dois bebês (Sodalita e Rubi), não se incomodou de amamentar a Edwirges também. A mamãe e os três bebês logo estarão à disposição para serem adotados.


Além dos abandonos, outros casos clássicos são de gatas que tem dono mas não são castradas. Essas gatinhas que são liberadas para a famosa “voltinha” acabam retornando prenhas, e o que fazer com os filhotes?  Desse caso, mais um filhote vem para a ONG em breve.

E sempre tem aquela gatinha que passa na hora certa na frente de uma pessoa do bem! Foi o caso da Olivia e seus dois bebês Pablo e Rémi. Foi resgatada e está na segurança de um LT, também com um lugar reservado no abrigo.


Por um mundo com menos abandono
Por um mundo com mais gatinhos no sofá

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Caixa de areia: por que ela é tão importante para seu gato?


Vamos falar da caixa de areia? Sim, porque ela é tão importante para seu gato que certamente merece um texto especial em nosso blog! Uma caixa de areia é um dos itens essenciais que você deve ter em casa ao adotar um gatinho. Isso porque estes bichinhos são extremamente limpos, e é na caixinha que fazem suas necessidades e as enterram. Trata-se de uma ação natural, você não precisa ensiná-los, pois já fazem sozinhos.

Na natureza, o ato de enterrar a urina e as fezes têm a ver com a necessidade de esconder seus cheiros de potenciais predadores, além de marcar território. Um gato dominante pode não esconder o cocô porque não tem medo de predadores, quer exatamente que todos saibam que ele está por lá! Já um submisso vai enterrar tudinho. De qualquer forma, independente de como for o seu gatinho, é preciso que haja uma caixa de areia em local adequado e que seja constantemente limpa para seu uso.

Onde colocar – Uma das dúvidas de tutores de gatos é onde por a caixa de areia. É importante, primeiramente, que ela seja de fácil acesso para o gato e esteja sempre no mesmo canto. O ideal é um lugar tranquilo, sem muitos barulhos, que ofereça alguma privacidade para o peludinho.

Outro ponto importante é que, exatamente por conta da necessidade de limpeza dos gatos, a caixa de areia não deve ficar próxima aos potes de água ou comida. Ah, e se você tiver mais de um gato, é possível que eles não aceitem dividir a caixinha de areia, então o recomendável é ter uma para cada. Cada um usará a sua! Mas caso tenha muitos gatos pode colocar algumas caixas (não necessariamente uma para cada um) e eles mesmos farão a divisão de uso.

Outras dicas importantes são:

- Considere o tamanho do gato ao adquirir a caixa. Ela deve ser pelo menos 1,5 vez o seu tamanho. Não pode ser pequena demais.

- Fique atento à limpeza e deixe sempre areia suficiente para que ele possa enterrar.

- No mercado há opções de caixas abertas e fechadas. As duas funcionam bem, mas talvez o seu gatinho prefira mais privacidade especialmente se o lugar onde a caixa for colocada não for tão tranquilo.

* Quer adotar um gatinho para alegrar a sua vida? Acesse: www.mundogato.org 


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Giro no Mundo - Outubro de 2016

Nada como começar o Giro no Mundo cheio de boas notícias!
O mês de outubro foi fantástico! Muitas adoções, muito peludinhos ganharam o amor humano e um sofá!

Depois de muito tempo no abrigo, Mel finalmente foi para a casa. E não foi sozinha, estava acompanhada do lindo Coca-cola. 
Além da Mel e do Coca-cola tivemos outra adoção em duplinha: Zeus e Juca! Os dois malandrinhos continuam aprontando juntinhos na casa nova.

A tricolor Tica foi adotada também! A sua pelagem única, mistura de escaminha e tricolor, a tornou linda e marcante! Conseguiu o seu sofá e será muito feliz.
Na sala dos adultos também sentiremos a saudade da Mary Jane, Simba e Grey! Simba esperou bastante pelo seu amor humano, enquanto que a Grey nem esquentou as almofadas da ONG e já foi para casa.

Como gato é tudo de bom, porque ter um só? A Mary Jane foi adotada pela mesma pessoa que adotou o seu irmão Bono. Assustadinha, demorou para se acostumar no novo ambiente.

Adoções são de extrema importância para o nosso trabalho. Quando um dos nossos gatos é adotado, abrimos vagas para mais gatinhos serem resgatados! Mais vidinhas sendo salvas. Nesse mês de outubro, acolhemos: Maya, Pacato, Luna, Ozzy, Telma e Louise. Além deles que estão no abrigo, foram resgatadas mamães gestantes e mamães que tiveram bebês recentemente (mas a história delas fica para um próximo post).

O Pacato e a Maya já estão disponíveis para serem adotados! O Pacato recebeu o seu nome em homenagem ao Pacato do He-man (lembrou do seu desenho de infância?), e o nome lhe caiu muito bem, é um gato muito bonzinho. A Maya tem uma pelagem maravilhosa! Gatinha marcante nos nossos corações.

Nada como uma filhotinha tricolor! A Luna chegou para encher o abrigo de alegrias! Gatinha linda! E, para o nosso time de sialatas, regatamos o Ozzy! Com olhos mais azuis e apaixonantes, chegou conquistando corações.


A duplinha Telma e Louise vieram juntas! Telma é preta de pelo longo, um charme! Louise é uma tigradinha linda e sensível! Ainda não estão disponíveis para a adoção. Logo poderão ganhar um lar.

Já se apaixonou?
Ainda não? Então entra no site e agende uma visita, assim você pode conhecer todos os nossos bichanos!


Por um Mundo com mais gatinhos no sofá

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Posso cortar as unhas do meu gato?



Unhas de gato costumam ser pontudas, fininhas e, se elas encaixam na pele de alguém... ai, ai, ai! É comum então que pensemos se seria correto cortá-las e como fazer. Na natureza, gatos precisam de unhas compridas para escalar árvores e outros locais, além de gastá-las naturalmente devido ao atrito com diversas superfícies. Aqueles que vivem em apartamento ou casa telada, porém, têm uma realidade diferente, por isso é comum que as unhas fiquem compridas demais, necessitando ser aparadas. Mas como fazer?

Se o seu gato costuma ir ao pet shop tomar banho, você pode pedir para os próprios profissionais do banho e tosa apararem as unhas, pois eles já saberão como fazer da maneira mais correta. Em casa, vale providenciar arranhadores, que ajudarão o gatinho a desgastar naturalmente as unhas, evitando que elas fiquem curvadas e machucando.

Mas se apenas os arranhadores não estão dando conta e, quando você aperta as almofadinhas do gatinho para dar uma olhada, as unhas parecem estar enormes, é preciso dar aquela aparadinha básica, já que as unhas podem começar a machucar ou até prender em algo. Porém, preste atenção a alguns pontos importantes antes de fazer qualquer coisa:

- As unhas dos gatos estão mais unidas ao osso da ponta do dedo do que as nossas, por isso, se cortarmos demais, podemos machucar e causar sangramento.

- Deve-se usar obrigatoriamente uma tesoura especial, que tem um modelo anatômico específico para este tipo de corte. Você pode encontrar em pet shops e lojas do ramo.

- Procure cortar só a pontinha e, se possível, pedir a um veterinário ou profissional que explique como deve ser feito. Em gatos com unhas branquinhas dá para ver os vasos sanguíneos na cor vermelha e fica mais fácil cortar. Nos outros pode ser mais difícil.

- É possível que seu gatinho não deixe cortar as unhas, isso é um problema comum, por isso espere os melhores momentos, que são aqueles em que o gato está calmo, relaxado, dormindo talvez. Procure descobrir a posição e o momento mais confortáveis para o seu peludinho.

- Finalmente, para cortar, faça uma leve pressão sobre as almofadinhas, assim será possível enxergar o real tamanho da unha, que ficará exposta.

* Quer adotar um gatinho para chamar de seu? Conheça os nossos acessando www.mundogato.org


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Bóris! O nosso doce e amado gato preto!

Bóris é muito amado e mimado pelos voluntários: colo, carinho, petisco... Por mais que receba carinho e amor, ele precisa de um lar, precisa ter o seu amor humano, precisa de colo e atenção.

Ele já era meu amor mesmo antes de nascer. Vi o Bóris no ultrassom que fizéssemos na sua mamãe Sabrina. Nasceu em um lar temporário, foi cuidado de perto e com muito carinho por uma voluntária.

Assistimos o Bóris abrir os olhinhos, desmamar, crescer junto com os seus irmãozinhos e ficar o maior de todos! Lindo, ficou enorme!!

Sua mãe Sabrina e seus irmãos foram todos adotados, o Bóris é o último da ninhada. Além de lindo e bonzinho, é muito brincalhão. Está esperando a sua casa com sofá, só quer ser amado pelos seus adotantes como nós o amamos agora.

Nós, voluntários, continuamos esperando junto com ele por essa adoção. E temos certeza que vai dar tudo certo, que vai ser amado e cuidado como merece!


Quer adotar o Bóris?
Entre no site e preencha o formulário:
Por um mundo com mais gatinhos no sofá