Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Frajolas! Um mais lindo do que o outro!

Chamamos de frajola todo o gatinho preto e branco, em homenagem ao gato do desenho que vivia correndo atrás do passarinho.
A pelagem frajola ocorre quando o gato é preto e tem manchas brancas. O cromossomo X vem com o gene de cor preta enviado ou pelo pai ou pela mãe, e os gatinhos também herdam o gene de mancha branca (independente do cromossomo X), tornando-se assim um frajolinha!

Os frajolas são únicos e especiais pois as manchas brancas são diferentes de gato para gato, não tem um frajola que seja igual ao outro. O nosso abrigo está cheio de frajolindos que querem um sofá. Leia, e tente não se apaixonar!

A Surya é uma gata calma! Com uma pintinha no nariz que é um charme só! Surya conhece a experiência de viver dentro de casa, foi uma gatinha cuidada pela galera de um escritório até ser resgatada pela MundoGato. Merece uma família muito amorosa como ela.

Dobby morava na rua e era alimentado e cuidado por uma voluntária da ONG e pelo seu pai (que também adora animais), foi resgatado pois tinha muito medo de ficar nas ruas. Esse docinho conquista o coração de quem passa na vida dele. Está esperando para conquistar um coração para levá-lo para casa.

Os irmãos Mirtilo e Pêssego tem as orelhinhas e os rabinhos pretos. São lindos filhotes e já podem ganhar um lar. Outro filhote lindo é o Ângelo, ronrona e adora um carinho na barriga (uma pancinha gorda irresistível).


Outros irmãozinhos lindos são a Dolly e o Sprite. A mamãe Ruth foi resgatada prenha de seis gatinhos e com mais dois bebês que tinha acabado de desmamar. Ruth, seus bebês e sua nova ninhada foram muito bem cuidados pela ONG. De todos eles só falta a Dolly e o Sprite para ganharem um lar.... a espera está longa, fizeram aniversário de um ano no abrigo.



Falando em espera longa... Darwin é um frajola lindo e tímido. É um dos gatinhos mais antigo do nosso abrigo. Quando a adoção chegar, tenho certeza que será um máximo, que será uma família para lhe dar muito amor.


Gatinhos antigos de abrigo e gatinhos novos! Lisa é do time que chegou a pouco tempo na ONG. Lisa foi resgatada com a pata dilacerada, provavelmente por um ataque de cachorro. Essa frajola não veio sozinha, sua mãe (Maggie) também foi resgatada. Lisa está com a pata bem melhor agora e já pode ser adotada. Maggie ainda não está disponível para a adoção, está em licença maternidade, já que ganhou mais sete filhotinhos no dia 31/12, desses sete, três são frajolas!



Se apaixonou por um dos nossos frajolas?!
Entre no site e preencha o formulário de adoção.
Por um mundo com mais gatinhos no sofá


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

6 dicas para facilitar a aproximação de cães e gatos




Pode parecer estranho para muita gente, mas a amizade entre cães e gatos pode ser algo absolutamente normal e bonita de se ver, inclusive já falamos sobre isso aqui no blog e contamos algumas histórias de amor entre bichanos e doguinhos (Leia aqui!). Mas como aproximar os dois no início? Como fazer para que não briguem e dê tudo certo?

Separamos algumas dicas de Marcelo Machado, médico veterinário da Max e gerente técnico nacional da Total Alimentos, para facilitar a aproximação entre um cão e um gato. Confira, coloque em prática e depois conte pra gente! Ah, e caso precise unir um cão e um gato já adultos ou com comportamentos mais difíceis, chamar um adestrador também pode ser uma ótima opção, afinal, nem tudo conseguimos resolver sozinhos, por mais que a gente tenha ótimas intenções ;-)

1. Apresente o cão para o gato bem cedo — Se possível, é legal apresentá-los quando ainda são filhotes. Dê aos animais a oportunidade de se conhecerem na sua presença, independente da idade do cachorro. Permita ao gato gradualmente ficar à vontade perto do cão, o que o tornará menos propenso a atacar.
2.  A castração pode ser útil na redução do comportamento agressivo do cachorro em relação aos gatos e também a outros cães.
3.    Passeie com seu cão com frequência e brinque o máximo possível para manter os níveis de energia do cão mais baixos quando ele interagir com o gato mais tarde.
4.     Leve o cão para um treinamento de obediência realizado por um treinador profissional. Estabeleça uma série de comandos a serem seguidos pelo cão, assim, mesmo que haja um ataque iminente, você estará preparado para impedi-lo com as vozes de comando praticadas. Obs: E se o gatinho é que tem um comportamento difícil, chame um profissional especializado em comportamento animal para ajudar.
5.     Fique no ambiente quando os animais estiverem juntos. Repreenda a animal a qualquer sinal de agressão. Sinais de agressão incluem mostrar os dentes, rosnar e assumir uma postura rígida.
6.     Mantenha áreas separadas em sua casa para cada animal, se possível. Mantenha-os separados sempre que você não estiver por perto para monitorá-los. Deixe os cobertorzinhos ou caminhas de um animal com o outro em áreas separadas, assim eles se acostumam com o cheiro um do outro. E claro, a gente precisa lembrar que tempo e paciência são os melhores remédios. Pode ser que demore alguns dias ou até semanas para a aproximação ficar nota 10, mas a partir daí é só alegria ;-)


* Quer adotar um gatinho para fazer companhia ao seu cãozinho? Dá uma olhada em www.mundogato.org

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Doce, Doce, Doce, a vida é um doce!

Alguns gatinhos gostam tanto de colo e carinho que parece que foram polvilhados de açúcar de tão doce que são! Hoje, conto a história de uma família só formada por gatos lindos, carinhosos e doces!

A gata Carolina e seus filhotes chegaram até as voluntárias da MundoGato através de um pedido de ajuda. A gatinha teve seis filhotinhos em uma creche (já imaginou a quantidade de crianças querendo pegar os recém-nascidos!?). Para que ficassem protegidos e pudessem crescer em segurança, foram resgatados e estão em LT (Lar Temporário).

Essa galerinha recebe todo o cuidado e amor! A mamãe Carolina foi resgatada com infecção e estava perdendo peso, recebeu cuidados veterinários e está bem de saúde agora. Carolina é muito carente, quer carinho e colo o tempo todo. Dos seus seis filhotinhos, a mais sapeca é a Paçoca, uma sialata com o nariz pretinho! Quindim e Caramelo adoram um carinho, puxaram a mãe! Os lindos Cocada, Nutella e Manjar são tímidos, um amor que precisa ser conquistado.







Por enquanto, nenhum lindinho da família está disponível para ser adotado, mas podem ganhar padrinhos. O padrinho ou a madrinha são responsáveis por ajudar financeiramente a ONG todo mês (doação mínima de 30,00 reais). No site da ONG www.mundogato.org você encontra todas as informações para apadrinhamento. Agradecemos sempre aos nossos padrinhos e madrinhas, pois as doações para a MundoGato são responsáveis por manter o abrigo em funcionamento adequado e saudável para os animais, possibilitando assim, mais resgates de gatos de rua, como o caso da Carolina e seus bebês.

Vem para o nosso Mundo

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Gatos adultos: o que muda?


Será que você tem um gatinho que já virou adulto e você nem se dá conta? Então saiba que a idade adulta para os pequenos felinos chega por volta dos três anos. Até então eles ainda podem ser considerados os nossos bebês ou adolescentes (ainda que, cá entre nós, mesmo que adultos sempre serão considerados, né? ;-)). O importante é que, na fase adulta, algumas coisinhas mudam e são requeridos alguns cuidados específicos, especialmente com a saúde.

Segundo o médico veterinário da Max e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, mudar a alimentação de filhote para a destinada a animais adultos é uma prioridade e deve ser feita gradativamente para que o gatinho possa se acostumar. “As mudanças bruscas não são somente estressantes, mas também podem causar irritação estomacal, vômitos e diarreia no animal de estimação”, explica.

Além da alimentação, nesta fase os animais também já conhecem e estão adaptados aos objetos caseiros, visitas humanas e até mesmo outros animais, se inseridos no convívio diário durante o crescimento, o que facilita muito a vida do tutor. Também já se conhece totalmente o comportamento do gatinho. Não é toa que a gente diz que adotar animais adultos é tudo de bom também, afinal já se sabe se ele é mais quietinho, sociável, bagunceiro, etc.

Outro ponto é que,  quando se tornam adultos, os gatos já estão mais  fortes e totalmente adaptados, assim como acontece com os cães. “Essa mudança, para os tutores, pode ser facilmente confundida com apatia ou doenças, mas é extremamente normal ‘na fase de amadurecimento”, acrescenta Machado.

Ou seja, os gatos podem brincar um pouquinho menos, ficar mais observadores e preguiçosos. Estão muito adaptados e pode ser que fiquem menos agitados também. Isso não significa, porém, que não devam ser estimulados a se exercitar. É fundamental que o ambiente esteja confortável e divertido para eles.

E no caso de animais que não foram treinados ou socializados na infância, a idade adulta pode consolidar os comportamentos viciosos e prejudiciais. Portanto o treinamento de animais nessa fase tende a ser mais trabalhoso e delicado, mas é muito possível e, com dedicação do animal, treinador e do tutor, pode mudar o temperamento do pet e a convivência em casa para muito melhor.

* Quer adotar um ou mais gatinhos? Entra lá no nosso site: www.mundogato.org


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Giro no Mundo – Dezembro de 2016

Dezembro foi um sucesso!
Nesse mês que passou sete lindos gatinhos foram adotados. O pretico Cairo nasceu e cresceu no abrigo, depois de esperar mais de um ano, foi adotado. Da ninhada da mamãe Athenas, Roma ainda está disponível para adoção, Roma é pretinha e um doce de gatinha.

Além do Cairo, 6 filhotes ganharam um lar: Kiwi e Pateta foram para a mesma casa, assim como as irmãs Sodalita e a Rubi (mal chegaram no abrigo e já foram adotadas). Framboesa também mal chegou no abrigo e já foi embora para casa. E a Lucy ganhou o seu amor humano também.

E a fila anda! Gatinhos no sofá significa vaga no abrigo. Mais gatinhos foram resgatados e alguns já estão prontos para a adoção. Quer ver a lista completa de gatinhos para adotar? Entre no site: www.mundogato.org

Muitos voluntários fazem Lar Temporário para gatinhas prenhas ou filhotes bem novinhos. Alguns desses regates chegaram ao abrigo em dezembro:

- Linus, Sally e Lucy: resgatados bebês, sobreviveram ao abandono. Sally está disponível para a adoção.

- A família de irmãozinhos com nomes de frutas já está no abrigo. Desses lindos, a Pitanga, o Pêssego, a Jabuticaba e o Mirtilo estão disponíveis para adoção responsável.


- Olívia e seus bebês Remi e Pablo estão no abrigo mas ainda não podem ser adotados. Estamos cuidando da saúde deles. Os três são positivos para FeLV e a Olívia e o Remi também são positivo para FIV. Essas doenças diminuem a imunidade dos gatos, por isso requerem um cuidado especial. Se você quiser saber mais sobre FIV ou FeLV, leia:



A adulta Surya, uma frajola dengosa que estava nas ruas e sobrevivia porque pessoas de bom coração a alimentavam. E a sialata encantadora Capitu também ganhou um lugar na ONG. No abrigo, estão protegidas, nada mais de frio, chuva e violência.
Carinhosa como a Surya, só a Crooky, filhote dona dos mais lindos olhos azuis. Tão lindo que já foi adotada.

Que tal começar 2017 na companhia de um gatinho? Entre no site e preencha o formulário www.mundogato.org

MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

12 resoluções para melhorar o ano do seu gatinho



Um ano novinho em folha está começando, e que bom que podemos aproveitar que temos 12 meses inteiros pela frente para melhorar de forma geral, não é mesmo? Que tal usarmos o calendário, então, para adotar algumas destas resoluções e dar um upgrade no ano e na vida dos nossos gatinhos? Vamos lá? Confira as que mais se aplicam ao seu caso e anote mesmo na agenda para colocar em prática ;-)

1.Melhorar o ambiente – Dar uma geral no ambiente em que seu gatinho vive, seja casa ou apartamento, é uma ótima resolução. Dá para providenciar alguns lugares para ele poder subir ou se esconder, arranhadores novos, alguns brinquedos diferentes. Certamente ele gostará bastante!

2.Telar tudo caso ainda não esteja telado – Esta é uma resolução primordial caso ainda não tenha sido considerada. Manter as janelas teladas (ou outros espaços abertos aos quais o gato tenha acesso) é fundamental para proteger o gatinho de quedas (até fatais), fugas e acidentes de todos os tipos.

3.Passar mais tempo com ele – Que tal largar o celular um pouquinho ao chegar em casa e passar mais tempo de qualidade com seu gatinho? Vai fazer bem para ele e para você!

4.Dar uma olhada na alimentação – O que seu gatinho tem comido? Está fazendo bem a ele? Valeria considerar uma outra ração ou talvez até tentar a alimentação natural? Converse com o veterinário e aproveite o ano novo para fazer eventuais mudanças.

5.Dar uma olhada na saúde dele – O seu gatinho está bem de saúde? As vacinas estão em ordem? Os pelos estão OK? Tem providenciado antipulgas regularmente? Aproveite para dar uma conferida nesta parte tão importante.

6.Providenciar companhia -  Se você andava pensando em adotar um novo gatinho para fazer companhia ao seu, que tal fazer isso neste ano? Ter mais gatinhos é sempre uma ótima decisão pois você garante que o seu não se sinta sozinho e praticamente não tem mais trabalho algum.

7.Caixinha de areia – Tem cuidado direitinho da caixa de areia do seu gato? Já escrevemos aqui que este é um item super importante para eles, que são animais tão limpinhos. Verifique se a limpeza tem sido feita corretamente, se dá para usar um outro tipo de areia, etc.

8.Brinquedos e distrações – Como andam os brinquedinhos do seu gatinho? Ele tem algumas coisinhas para se distrair enquanto você não está em casa? Alguns gostam de brincar com coisas simples mesmo, como tampinhas de garrafa, bolinhas de papel, etc.

9.Dar uma caixa de papelão para ele brincar – Essa resolução é muito fácil e sempre agrada. Providencie de vez em quando caixas de papelão para seu pequeno felino brincar. Gatos adoram caixas de papelão, e elas podem ser de tamanhos e modelos variados.

10.Agradecer se ganhar presentes dele – Se ele já tentou te dar um daqueles presentes típicos de gatos, como uma barata por exemplo, e você levou um susto e reclamou, neste ano procure entendê-lo um pouco mais e agradecer quando este tipo de coisa ocorrer. Gatos são caçadores na natureza (já falamos sobre isso), e se ele trouxer algo assim para você, apesar de não ser agradável, é uma honra ;-)

11.Chamar um especialista para resolver problemas pequenos se necessário no lugar de ficar reclamando – Seu gato tem apresentado alguns probleminhas de comportamento? Tem arranhado demais o sofá? Mordido as pessoas? Que tal, em vez de ficar reclamando, chamar um especialista para buscar uma solução. Normalmente é algo simples de ser resolvido e fará diferença no ano de vocês!

12. Tentar passear – Esta requer algum treinamento e não vale para aqueles gatinhos muito assustados, que preferem ficar quietinhos no canto deles. Avalie qual o comportamento do seu e, se achar válido, que tal tentar começar a levar seu gatinho pra passear na coleira? Alguns costumam gostar bastante! Mas faça isso aos pouquinhos, pode ser apenas no prédio, na calçada em frente à casa ou prédio, e com uma coleira apropriada e segura claro.


* Quer adotar um ou mais gatinhos em 2017? Confira no nosso site: www.mundogato.org

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Valeu 2016

Para o ano começar bem, nada como agradecer todas as conquistas do ano anterior!
Felizmente, a MundoGato tem muito o que agradecer! Muito mesmo! Com mais de 100 adoções realizadas, fechamos o nosso 2016 agradecendo a possibilidade de salvar tantos gatinhos!

Os nossos corações agradecem:
Aos voluntários pelo carinho com cada gatinho, preocupação quando estão doentes e dedicação do seu tempo para ajudar a ONG e os bichanos.

Aos padrinhos, pela sua colaboração mensal que nos permite manter o abrigo adequado, seguro e confortável para os nossos resgates.

Às pessoas que nos ajudaram financeiramente, doando ração, dinheiro, remédio, areia e outros materiais que tanto precisamos.

Aos adotantes, vocês adotaram um dos nossos gatinhos se responsabilizando a cuidar e amar por todo a vidinha deles! Além de ser a melhor atitude possível, também libera vaga no abrigo para mais um resgate.

Aos parceiros, que ajudam divulgando a nossa ONG e contribuindo com auxílio financeiro também.
Ao Hospital VetQuality, por nos assegurar um atendimento fantástico, castrações e cuidados especiais para os nossos resgates.

Que 2017 seja melhor do que 2016! Que seja cheio de gatinhos!




MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá