Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Problemas cardíacos nos gatos: saiba como evitar



Gatos, assim como cães e outros animais, também podem ter problemas cardíacos, por isso é importante realizar um check up frequentemente, de forma com que eventuais doenças possam ser controladas e tratadas.

Segundo a Dra. Michelle Caroline Clavico, da Petz, a doença cardíaca mais comum em gatos é a cardiomiopatia hipertrófica, causada também por uma alteração do músculo cardíaco de origem mais comum a hereditariedade.

Uma outra doença que tem preocupado é a dirofilariose, provocada por um verme que se aloja no coração dos pets, transmitida por mosquito. A incidência é maior no litoral, mas há registros também em outras regiões. Existe vacina contra a doença e vale conversar com o veterinário.

Os sinais - Os principais sintomas das cardiopatias em animais são intolerância aos exercícios, tosse principalmente no período noturno, cansaço fácil, apatia, prostração, desconforto em algumas posições, cianose (coloração arroxeada da língua) e desmaios em alguns casos. Além de ficar de olho nesses sinais, as pessoas devem levar o pet às visitas periódicas ao veterinário.

"Quando auscultamos os pets, podemos identificar alterações no ritmo dos batimentos (arritmias) e mudanças nos sons do pulmão (crepitação)”, explica a Dr. Michelle. Para confirmar o diagnóstico são feitos exames como ecocardiograma, eletrocardiograma e raio X de tórax. “O tratamento varia da doença, do estagio e da sintomatologia do pet. Como cada um tem sua particularidade, às vezes, é necessário utilizar uma droga diferente para cada bichinho.”

Oito dicas para prevenir e cuidar do coração dos pets

1 - Realizar check-ups de seis em seis meses;
2 - Ter uma alimentação equilibrada com ração super premium;
3 - Evitar a obesidade, que é um dos fatores de risco;
4 - Manter a saúde oral, com cuidados e escovação frequente, porque as bactérias estão relacionadas às cardiopatias;
5 - No caso da dirofilariose, além da prevenção com uso mensal de vermífugos, há agora uma vacina que protege os pets com uma dose anual;
6 – Enriquecer o ambiente que os pets ficam com brinquedos que estimulem a atividade física;
7 – Passear com frequência para caminhadas moderadas e diversão;

8 - Conhecer a predisposição que a raça do pet apresenta.

* Quer adotar um gatinho? Conheça os que estão disponíveis em www.mundogato.org.br 

terça-feira, 24 de outubro de 2017

A importância de um ambiente enriquecido para o seu gatinho

Os gatos são animais que dormem bastante, mas quando estão acordados... adoram uma atividade. Quem tem gato sabe como gostam de brinquedinhos para caçar, de moveis para subir e de muitos arranhadores.

A ideia de um ambiente enriquecido é justamente criar espaços para que os gatinhos possam escalar, se esconder, brincar e serem realmente ativos.

Nas salas da ONG, mantemos um ambiente enriquecido para que os nossos resgatinhos fiquem sempre saudáveis, ganhamos arranhadores diferentes e diversos móveis nas paredes. Assim, podem escalar e brincar à vontade.


Se você quer ter ideias de como fazer um ambiente enriquecido para o seu gatinho, pode entrar no nosso site: www.mundogatolojinha.com.br Entre o link mimos para Gatos, são diversos parceiros da ONG no qual a venda dos produtos auxilia na manutenção do abrigo e, em um ambiente enriquecido para os felinos. Temos opções de: arranhadores, tocas, camas suspensas e labirintos.

Além disso, na aba parceiros, você encontra parceiros que criam produtos para ambiente enriquecido, sua compra com eles também auxilia financeiramente o nosso projeto: Bigodivas, Catmypet, GatoModerno, Pepe cats e Toth. Divirta-se nas compras! http://www.mundogatolojinha.com.br/parceiros-ct-1b6b13

MundoGato


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Como descobrir a idade do gato?



Você adotou ou por algum outro motivo está com um gato em casa e não sabe a idade dele? Confira as dicas do médico veterinário do Max em Ação e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado:

Coto umbilical. “Se o gatinho ainda tiver o coto umbilical*, significa que o animal tem até três dias de vida, pois, depois deste período, esse pedacinho do cordão umbilical, cai naturalmente.”, explica o veterinário.  Se o felino for bem pequeno, couber facilmente na palma da sua mão, tiver dificuldade para abrir olhos e estiver com as orelhas fechadas, ele deve ter apenas algumas semanas.

Abrindo os olhos. “Quando nascem, os gatos demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhos pela primeira vez.  Se ele já abriu, mas os deixa fechado na maior parte do tempo, pode ser que o gatinho já tenha  três semanas.”

Cor dos olhos. Quando nascem, os olhos de todos os gatos são azuis, sem exceção. “Se o tutor notar que a cor está mudando ao longo do tempo, poder ser que o felino esteja com seis ou sete semanas de vida, mas, é claro, essa dica  não vale para os que continuarem com os olhos azuis.”

Pelos.  “O pelo diz muito sobre o seu gato, principalmente nos primeiros cinco meses, pois é quando eles têm um manto interno felpudo que os protege do frio. Conforme os animais envelhecem, o brilho do pelo já não é o mesmo, isso deve acontecer por volta dos seis anos do felino. Depois dos 13 anos, muito provavelmente, o bichano já apresentará fios brancos no focinho.”

Dentes. “Os dentes dos filhotes começam a nascer na segunda semana de vida. A expectativa é de que todos nasçam até a sétima semana. No sétimo mês, os primeiros dentes caem e são trocados pelos permanentes.
Além disso, a coloração dos dentes também ajuda aproximar a idade do animal: os primeiros dentes são muito brancos, como um grão de arroz. Os permanentes também, mas a partir dos dois anos, começam a amarelar.”
Se perceber que os dentes traseiros estão mais amarelados e os demais ainda brancos, o gato pode ter entre 3 e 5 anos.

Com o passar do tempo, os dentes também sofrem desgaste natural, que podem indicar que o gato está com mais de seis anos. E aí? Ficou mais fácil?

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 



terça-feira, 17 de outubro de 2017

Desfile de gatos pretos

E esse velho preconceito contra gato preto? Vamos acabar com isso?? Esses lindinhos não merecem!

Sexta-feira 13 já foi, agora vem o Halloween. Duas datas lastimáveis para lindos miaus pretinhos. Esperamos que nenhum deles tenham o azar de encontrar seres humanos preconceitos e dispostos a fazer maldade.

Felizmente, o mundo está cheio de pessoas bondosas que querem ajudar. E a nossa Instituição está disposta a resgatar gatinhos em situação de risco independente de sua cor. Nesses anos de trabalho doamos cerca de 30 gatos pretos, peludões e peludinhos lindos que estão felizes no conforto dos seus lares. Inclusive, uma das campeãs de pedidos de adoção foi a felpuda pretica Teresa.

Se você quer um lindo gatinho preto, só entrar no site da ONG e preencher o formulário:

Olha os nosso pretos lindinhos:
Barney e Orquídea são pequenos e não podem ser adotados ainda. Aceitam padrinhos!

A filhote minerva passou por poucas e boas nas ruas. Está prontíssima para ir para casa com muito amor humano.

Guri fofo!! Gatão que adora uma brincadeira com emoção, adora umas mordidinhas.


E o casal mais charmoso da ONG: Cravo e Petúnia, estão prontos para a adoção conjunta.


MundoGato



quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como cuidar de um gatinho recém nascido


Você estava caminhando pelas ruas quando, de repente, encontrou um gatinho recém-nascido (ou mais de um) e infelizmente ele está sem a mamãe gato. O que fazer? Antes de entrar em desespero, saiba que dá para contornar a situação com muito carinho e cuidado.

Conversamos com a Daniela Xavier, que tem muita experiência no assunto, é protetora, mãe de vários gatinhos, voluntária de ONG, sócia do hotel Cat Family (apenas para gatinhos) e mais conhecida como “a tia louca dos gatos”. Vamos lá às dicas principais para conseguir ajudar os gatinhos em seus primeiros dias de vida?

1. AQUEÇA - A primeira coisa é mantê-los aquecidos. Muitas vezes as pessoas perdem gatinhos mais por frio ou por calor do que por falta de alimentação. A Daniela sugere que, ao pegar a ninhada, você esquente uma bolsa de água quente, coloque um pano em cima dela e a coloque na caixinha onde estão os gatinhos. Uma parte da caixinha deve ficar sem contato com a bolsa, assim se os gatinhos ficarem com calor eles se afastarão.

2. TIC TAC PRA LEMBRAR A MAMÃE - Uma outra dica é colocar um bichinho de pelúcia na caixa junto com um relógio que faça barulho de tic tac. “O tic tac lembra os batimentos cardiacos da gata mãe e ajudam a acalmar os gatinhos”.

3. QUAL LEITE DAR?  -Quanto à mamadeira, Daniela recomenda o leite pronto que é vendido em bons pet shops. “Eu sugiro esta opção pois ela traz os nutrientes necessários para os recém nascidos. Tem várias marcas”, explica. No mercado você também encontra uma pequena mamadeira própria para gatinhos bebês ou pode colocar o leite na seringa e oferecer. É preciso que esteja de morno para frio.

Mas caso você encontre, por exemplo, o gatinho de madrugada e não tenha como comprar o leite industrializado, uma mistura de emergência pode ser feita com: 1 copo de leite integral, 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral, 2 colheres de sopa de farinha láctea, 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, porque a clara faz mal para o bebê, e 1 colher de sopa de creme de leite. Basta bater tudo no liquidificador e guardar na geladeira em um recipiente de vidro. Dura até 3 dias, mas como ela explicou, o ideal é comprar a versão industrializada para diminuir riscos de erro.

4. AJEITE O GATINHO - Um ponto importante ao dar mamadeira é que nunca deve-se deixar o gatinho de lado ou virá-lo de barriga para cima, pois o liquido pode ir para o pulmão, podendo até sufocar.

5. QUANTO DAR? - Os gatinhos mais novos mamam entre 4 ml  e 5 ml de mamadeira e aos poucos essa quantidade vai aumentando. É preciso dar até completarem 30 dias, quando começam a nascer os dentes. Aí basta completar a amamentação com uma pastinha que se chama mother (ou uma outra pastinha que a veterinária pode indicar). “Com 40 dias os gatinhos já podem parar de mamar e comer apenas ração baby mother que é a menor no mercado para o tamanho da boca”, explica Daniela.

6- PROCEDIMENTOS PÓS MAMADEIRA -  Ao terminar de dar mamadeira para o gatinho, você deve deixá-lo de barriga para baixo. Já separe um algodão ou gaze e umedeça com água. “Na natureza, a gata mãe começa a lamber o gatinho na barriguinha, no bumbum e no pipi para que ele consiga fazer as necessidades, então usamos gaze ou algodão e massageamos com vigor a barriguinha. “Quem não tem ideia de como fazer a massagem pode procurar no youtube um vídeo para ver como gatinha lambe os filhotes”. Com isso, deve sair um pouco de coco e xixi, por isso vale por um paninho ou tapete higiênico no colo ao massagear. Comece com barriguinha para baixo e quando começar a sair xixi você vira com a barriga para cima.

7 – QUANTO DAR? – A mamadeira deve ser dada entre 2 e 3 horas. “É trabalhoso, mas gratificante quando começam a crescer. O gatinho vai abrir os olhos entre 7 e 10 dias. Antes disso é surdo e cego. Ao começar a levantar a orelhinha, você tem que segurar com mais cuidado, pois ele fica mais impaciente. E pode deixar a palma da mão para ele massagear como se fosse a teta da mamãe. Isso tranquiliza”, diz Daniela.

8 – IMPREVISTOS – Finanalmente, Daniela explica que apesar do ideal é a pessoa se organizar para dar a mamadeira no horário certinho, pois os gatinhos dependem disso ao menos durante os primeiros 15 ou 20 dias para sobreviverem saudáveis, caso seja necessário pular alguma mamadeira isso não deve ser considerado um problemão. “A gata sai para caçar e às vezes não consegue dar a cada duas horas. O ideal é tentar se programar para acordar em intervalos pelo menos por 15, 20 dias porque os gatinhos precisam. Mas se a pessoa perder a hora de vez em quando não deve se preocupar nem oferecer mais leite. Os gatinhos vão mamar ateficarem saciados, e eles mesmo começam a dar sinais de que estão satisfeitos.

Para finalizar, uma vez que a barriguinha esteja cheia e as necessidades tenham sido feitas, deve-se verificar se caixinha onde ficam está limpa, mantendo-a sempre com uma parte mais quentinha e outra não. Lembre-se do bichinho de pelúcia e do tic tac e, claro, caso tenha dúvidas, procure alguém que saiba e possa ajudar com isso e procure consultar um veterinário também.


*Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Família Flintstones

Nada como filhotinhos cheios de fofura para alegrar o dia!
Sempre que possível, a MundoGato, com ajuda de voluntários LTs, resgate mamãezinhas em situação de risco. Cuidados dos filhotes e dela muito bem antes de serem colocados para doação.
A família que ganhou um Lar Temporário dessa vez foi a família flintstones: mamãe Wilma e seus cinco filhotinhos: Barney, Bambam, Pedrita, Dino, Freddy, Hoppy e a única menina do grupo é a Pedrita.

A doce Wilma estava correndo perigo com os seus filhotes, recebeu apoio e carinho no nosso LT. Wilma é uma mamãe gato bem zelosa, cuida muito bem da sua cria. Mas estava da hora dela receber o cuidado e atenção, estava muito magra (realmente pele e osso) precisando de um ambiente seguro e de alimentação adequada para se recuperar. Felizmente, Wilma não tem nenhuma doença grave e está começando a engordar.

Os seus filhotes são lindos e arteiros! Adoram uma boa brincadeira, principalmente o Bambam e o Dino. O lindo Barney é não pode ver um ratinho de brinquedo que saí correndo para “atacar” e carrega-lo para todos os lados.




O resgate de um gatinho saudável é caro, imaginem o resgate de sete de uma vez só! Esses lindos estão precisando de uma madrinha ou um padrinho! Fazendo parte o apadrinhamento, você colabora com o nosso projeto de resgatar gatos de rua tornando possível o nosso ideal através de uma pequena ajuda mensal. O gatinho escolhido para o apadrinhamento lhe mandará uma cartinha todo o mês para você saber como ele está!

Se você quiser ajudar os pequeninos, entre o site e torna-se um padrinho ou madrinha. Nossos gatinhos agradecem:

Os fofos dessa família ainda não podem ser adotados, mas temos outros gatinhos à disposição, entre no site e preencha o formulário:


MundoGato

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Outubro Rosa também alerta para câncer em pets



A campanha Outubro Rosa é importante para alertar sobre a prevenção do câncer de mama nas mulheres. Mas no mundo pet não é diferente, porque a incidência da doença vem crescendo, com o aumento da expectativa de vida.

"Assim como acontece com os humanos, é importante que o diagnóstico seja precoce, pois tratamento se inicia imediatamente e as chances de sucesso aumentam", afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz. Confira as dicas a seguir e fique atento para manter a saúde das suas gatinhas! 

Prevenção: 
Uma das causas da doença é a suscetibilidade das fêmeas às alterações hormonais. O Conselho Federal de Medicina Veterinária estima incidência de 45% de câncer de mama em cadelas e de 30% em gatas. Os machos podem ser afetados, mas em escala muito menor. “Embora a castração não acabe completamente com os riscos de que o problema se desenvolva, o procedimento é a melhor forma de prevenção, já que diminui consideravelmente as chances desta e de muitas outras complicações ao longo da vida dos pets”, explica a Dra. Karina.

Outra medida importante de prevenção é a visita semestral ao veterinário. “O check-up pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação”, orienta a veterinária. Ao notar qualquer caroçinho ou nódulo, é fundamental  encaminhar o pet ao veterinário.

Tratamento:
Para confirmar o diagnóstico, o veterinário poderá pedir um exame citológico do tumor (punção com agulha fina) ou histopatológico (biópsia). "Dependendo do tipo do câncer, o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou eletroquimioterapia. Mas a cirurgia e a quimioterapia são os meios de tratamento mais utilizados", informa a Dra. Karina. 

Apesar de a quimioterapia ter efeitos colaterais nos animais (como náusea, apatia e perda de peso, entre outros), o sofrimento deles é menor que o dos seres humanos que passam por esse tipo de tratamento.

Os principais sintomas:
1 - Caroço na região das mamas
2 - Inchaço
3 - Dor
4 - Secreção
5 - Odor desagradável
6 - Feridas
7 - Falta de apetite
8 - Vômito
9 - Apatia

Fique de olho e, ao menos sinal de sintoma suspeito, leve o bichinho para o veterinário!

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 


terça-feira, 3 de outubro de 2017

Giro no Mundo – Setembro de 2017

E nosso trabalho não para!!! Sempre com muitas adoções e muita felicidade por gatinhos ganharem a sua família!

Em setembro, nos despedimos de nove gatinhos! Um mais querido que o outro! As princesas Ariel e Aurora foram adotadas juntas, fechando a adoção da família real! O mesmo aconteceu com a família Rei Leão, o Timão e o Pumba mas foram cada um para a sua casa.
Tem adoções que são bem rápidas: a Fiona nem se acostumou com o abrigo e já foi para a casa! E a Tulipa, nem foi para o abrigo e já ganhou uma casa, reinando como filha única!

E tem adoções mais demoradas... Os lindos Manjar e Rosa estavam no abrigo já fazia um tempinho, mas a espera valeu a pena, pois ganharam as suas famílias e estão cercados de amor! A Rosa foi a última da sua ninhada, mas ainda tem o irmãozinho do Manjar para ser adotado: o Quindim!!!
No nosso abrigo chegaram mais lindinhos que estão esperando um lar. A Paquita e a Brida já podem ser apadrinhadas, mas os filhotes Bernardo e Bianca estão prontinhos para serem adotados.
A Brida foi resgatada de uma colônia de gatos em São Bernardo. São muitos gatinhos ainda precisando de ajuda nessa colônia, mas a Brida já está sob os cuidados da ONG!

Os filhotinhos Bernardo e Bianca nascerem em um hospital desativado, estavam correndo perigo nas ruas, felizmente foram resgatados. São dois irmãos com personalidade distintas: o Bernardo é super carente e conversador, adora miar para os humanos; e a Bianca é tímida, deixa o Bernardo fazer toda a bagunça!




Entre no nosso site e se apaixone por um dos nossos lindinhos e preencha o formulário de adoção: www.mundogato.org.br

MundoGato