Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Pronto para distrair seu gatinho?



Se você está em casa de bobeira, que tal aproveitar este tempo tão precioso para passar horas de qualidade com seu gatinho? Gatos não precisam de muito para se divertir, basta usar a criatividade e estar disposto a entrar na farra com eles!

Uma primeira dica é treinar seu gato para pegar bolinhas. Valem bolinhas compradas em pets shops e lojas do ramo, bolinhas de papel e até bolinhas feitas de meia. Eles adoram.

Arrumar caixas de papelão e colocá-las em locais estratégicos da casa, fazendo alguns furos e colando umas nas outras para formar uma espécie de túnel também é diversão garantida!

Você também pode criar "presas de mentira" para eles usarem o instinto natural de caça. Vale usar barbante, brinquedos de luz e meias velhas.

Outra sugestão é soprar bolhas de sabão para distrair seu gatinho, que vai ficar doido querendo pegá-las. Entre na brincadeira e aproveite para rir bastante!

A gente sabe que é uma das melhores coisas da vida é conseguir tempo para relaxar em casa e, de quebra, aproveitar a companhia de nossos bichanos, certo? Então aproveite!

* Se está faltando um gatinho para chamar de seu, acesse www.mundogato.org.br e confira os que buscam uma família! 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Por que gatos gostam de se esconder?


Se na sua casa você tem um ou mais gatos, mas volta e meia eles somem do seu campo de visão, fique tranquilo, isso é normal. Gatos gostam de se esconder pelos mais variados motivos, mas vale a pena tentar entender um pouco melhor o comportamento deles, afinal, você também quer passar mais tempo com seu gatinho não é mesmo?
Uma das razões porque gatos se escondem está relacionada a medo mesmo. Pode perceber que muitas vezes quando há visitas na casa ou a presença de um outro animal, eles acabam sumindo porque se sentem ameaçados. Neste caso, eles reaparecem quando tudo volta ao normal!
É importante avaliar se os períodos de sumiço têm sido muito longo, pois seu gatinho pode estar estressado ou desconfortável com alguma coisa. Pode ser uma reforma na casa, alguma mudança no dia a dia, e etc.. Neste caso uma consulta ao veterinário ou especialista em comportamento animal pode ajudar.
Outro ponto importante a ser avaliado caso você tenha mais de um gato é se não está havendo conflitos entre eles. Essa pode ser a causa dos sumiços também, especialmente se eles partilham caixas de areia e vasilhas de comida. O ideal é disponibilizar uma para cada e colocar em locais separados para evitar problemas.
Finalmente, procure recompensar seu gatinho com muitos carinhos e brincadeiras quando ele resolver aparecer e lhe dar a honra de sua presença. Mostre a ele que estará em segurança e tranquilidade quando não estiver escondido também!

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 


quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Como escolher um cuidador para seu gatinho



Se você vai viajar e está pensando em deixar seu gatinho em casa, sob os cuidados de uma pet sitter
ou, ainda, na casa de um cuidador, é super importante checar referências, pedir indicações e avaliar alguns pontos. 

A veterinária Carolina Rocha, idealizadora da plataforma de serviços Pet Anjo, apresenta alguns pontos
para que você possa se certificar de que o bichinho vai ficar bem assistido. Assim, dá para viajar e curtir o momento
em paz, certo?

Identifique o pet com nome e telefone do cuidador, além dos contatos do próprio tutor;

No caso de gatos, ressalte o risco de lipidose hepática - se o animal ficar mais de 24 horas sem água e alimento, pode adquirir a enfermidade. O cuidador deve garantir que o felino se alimente constantemente e, caso pare de comer, incentiva-se a alimentação com comidas palatáveis. O primeiro passo é levar o bichinho no veterinário se mesmo assim ele não se alimentar;

Peça que ele mantenha contato. Alinhe a comunicação - o contato pode ser via aplicativo, telefone, celular, whatsapp e mensagem de texto. A plataforma recomenda o envio de, pelo menos, três fotos ou vídeos da casa e do pet por dia. É importante saber como o pet passou e se comportou na estadia;

- Se o gato ficar na casa do cuidador, visite a residência antes de deixá-lo lá:

  • Certifique-se as entradas e saídas (portões, grades, janelas e varandas) da propriedade para evitar fugas;
  • Verifique se há a existência de brinquedos pequenos na casa que o pet pode ingerir ou se machucar - não pode ficar ao alcance do animal;
  • Medicamentos e produtos de limpeza da casa devem estar armazenados fora do alcance do pet;
  • Observe se o ambiente contém plantas tóxicas;


Caso o pet tenha algum problema de saúde, deixe anotado como deve ser o controle do medicamento;

  • Anote a doença que ele tem ou está, além dos possíveis sintomas;
  • Anote o nome do medicamento e a dose exata;
  • Disponibilize o segundo contato de emergência;
  • Horários de administração;
  • Demonstre a aplicação - enfatizar o local e a técnica que você já usa;

Algumas recomendações gerais:

· Hospital veterinário 24 horas - faça uma pesquisa do hospital veterinário 24 horas mais próximo da casa que o pet vai ficar e passe ao cuidador. Além disso, deixe o contato do veterinário do bichinho;
· Alinhamento de expectativas - é possível garantir uma melhor experiência ao animal, se ambas as partes ordenarem as expectativas.

* Quer adotar um gatinho? Confira os que estão disponíveis para adoção em www.mundogato.org.br