Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Qual o melhor comedouro para o meu gatinho?

 Que os gatos são animais muito higiênicos todo mundo sabe, mas eles precisam da nossa ajuda para algumas tarefas, deixando assim, o ambiente mais limpo e saudável para eles.

Dentre as tarefas importantes de serem feitas está a escolha e limpeza dos potes de alimentação. Nas lojas é possível encontrar uma infinidade de comedouros e bebedores para animais, a diversidade nos permite escolher o melhor para a nossa realidade, mas listamos algumas dicas para orientar a sua escolha:

1. Materiais de cerâmica podem ser porosos e acumular bactérias.
2. O plástico e o alumínio podem soltar materiais na ração, contaminando a alimentação.
3. O melhor material é o Inox. Potes de inox não soltam matérias e não tem risco de acumular bactéria. A durabilidade é maior, valendo a pena o valor investido na compra.
4. Os comedouros para gatos devem ser pequenos e pouco profundo. Caso for filhote, procure potes mais raso.
5. A dica mais importante de todas: Evite potes de plástico. O plástico é mais barato, porém é poroso e risca mais fácil. São nesses riscos que acumulam bactérias e colocam a saúde do seu gato em risco. Um dos problemas gerados por essas bactérias é a acne felina, que são pontinhos pretos no queixo do gato. Acne felina é o excesso de gorduras, em casos mais sérios, a acne pode formar feridas no queixo deixando o gatinho exposto as bactérias. A infecção de pele pode ser grave e dolorida para o bichano. Caso observe pontos pretos no queixo do seu gato, procure a ajuda de um médico veterinário.

A higienização dos potes deve ser de maneira correta e frequente. Os potes como ração úmida, devem ser lavados após o uso. Os potes com ração seca devem ser lavados semanalmente pois a gordura da ração acumula no pote.

O detergente é o produto mais indicado para a limpeza, enxague bem para evitar resíduos. Além disso, após a limpeza com o detergente, é recomendado o uso de água sanitária. Os potes devem ficar de molho na água sanitária diluída em água por no mínimo 5 minutos. Após esse tempo, enxague bem. Esse procedimento, pode ser feito com os bebedores de água também.

Os potes de cerâmica devem ser colocados diariamente de molho em água fervendo para evitar a proliferação de bactérias. Já os potes de plástico também poderiam ser desinfetados com água fervendo, porém corre-se o risco de liberar substância e posteriormente agredir a saúde do felino.


MundoGato
Adoção responsável de gatos


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Quando um gatinho aparece, conquista, e fica: a história do Sturty

De vez em quando a gente adora contar histórias de gatinhos e seus humanos de estimação, vocês sabem disso ;-) Dessa vez, recebemos a história do Sturty, um branquelinho charmoso de 2 anos que mora em Iacanga, interior de São Paulo. Quem conta é a Nathalia, tutora do pequeno felino.

“Tive um gato quando criança. O nome dele era Giraia e ficou com a gente até o fim da vida. Depois, na adolescência, tivemos a Cota, uma gatinha que apareceu em nossa casa e acabou ficando, além de um filhotinho dela que também ficou conosco. Depois desses três, estávamos decididos a não ter mais animais de estimação, mas quando mudamos de casa, um dos gatos da minha vizinha começou a aparecer por aqui. Imediatamente nós nos apaixonamos por ele e ele por nós, então acabava ficando tanto tempo que pedi para a dona para poder ficar e cuidar dele. O nome dele é Sturty e tem por volta de 2 anos.

De certa forma, acabamos “dividindo” os cuidados com o Sturty com a nossa vizinha. Ela tem duas meninas e uma delas o ama demais. Todos os dias, quando chega da escola, ela o pega aqui e depois o traz de volta. Diariamente acabamos dividindo o café da manhã, o almoço e o jantar dele, e ele acaba sendo muito paparicado.

Aqui na rua aparecem muitos gatos e acabo procurando cuidar, dar comida. Acho que os gatos são bastante independentes e, apesar de até então preferir os cachorros, o Sturty me conquistou por ser amoroso demais. Quando saímos, até nos espera próximo ao portão.

Tenho 3 filhos que gostam muito do Sturty, mas eu e meu esposo somos os mais apaixonados por ele. Neste exato momento ele está morrendo de preguiça, como de costume, deitado embaixo de uma árvore e sem querer acordar. Ficamos só admirando!”

*Quer adotar um gatinho só pra você? Olha lá no site: www.mundogato.org




terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Amarela e preta

Amarela e preta!

De pelagem única, as gatinhas escaminhas são lindas e independentes. Marcam presença por onde passam e roubam os corações de gateiros desavisados.

Essa pelagem bicolor só é possível para as fêmeas, já que a cor está vinculada ao cromossomo X. Cada cromossomo X está carregado com uma informação de cor, que pode ser preta ou amarela. Os machos são XY, por isso só podem ter a cor preta ou amarela. Já as fêmeas, são XX, portanto podem receber uma cor do pai e uma cor diferente da mãe.

Quando ocorre o gene X amarelo e o outro X preto, tornam-se as gatas escaminhas, cujo os pelos pretos e amarelos misturam-se no corpo. Uma linda miscigenação, nunca encontramos uma escaminha igual à outra.

No MundoGato temos três lindezas amarelas e pretas disponíveis para ganhar um lar: Luna, Olívia e Mia.

Olívia
Cresceu e sobreviveu as ruas! Olívia, nossa guerreira, irá enfrentar uma batalha para o resto da vida. Olívia é positiva para FeLV e para FIV, duas doenças que deixam a sua saúde mais sensível. FeLV é a leucemia felina e FIV é a AIDS felina, ambas não transitem para seres humanos mas podem passar para outros gatinhos, por isso, a adoção da Olívia deve ser com outro gatinho FeLV ou para ser filha única. Olívia está ótima de saúde, basta ter cuidados, amor e a imunidade alta que não terá problemas de saúde mais graves.
Delicadeza em forma de gata! Mia é dona do mais lindo narizinho amarelo e os olhos verdes, recebe as vistas sempre esperando carinho e amor.
Mia veio para o MundoGato com o seu filhotinho Nino, que já ganhou um lar, agora só falta a Mia ganhar um também. Mas, essa princesa só vai para casa de quem jurar ter muito amor por ela!



Luna
Assim como a Mia e a Olívia, Luna também teve que se virar nas ruas por muito tempo. A Luninha tem dois anos de luta nas ruas, felizmente chegou inteirona no abrigo, onde pode ficar sossegada pois está protegida. A sobrevivência deixou uma marca na Luna, ela não está tão disposta a carinho, aprendeu a ter medo do ser humano. Mas, nada como o amor para curar as feridas, Luna precisa de uma família que lhe dê paciência e carinho.

Amora
E se além dos cromossomos Xs, cada um de uma cor, a gatinha também herdar o gene de mancha branca?
Nesse caso, temos as lindas tricolores!
No abrigo temos a linda tricolor Amora! Parece uma escaminha de tão misturado que são as manchas pretas e amarelas, mas o pescoço e os dedinhos são brancos! Uma perfeição!
A Amora é uma filhotinha linda e carinhosa! Adora um colinho!! Foi resgatada bebezinha, passando muita fome. Hoje está linda e forte!

Quer uma gatinha para chamar de sua?
Entre no site:



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O que você nunca soube sobre gatos, mas deveria saber



Outro dia postamos aqui 10 fatos interessantes sobre gatos que talvez você não soubesse, mas merecia saber. Todos eles vieram do site www.retrivier.com. E como gatinhos são tão, mas tão interessantes, não dava para postar tudo de curioso em um único texto, por isso vem aqui a parte 2 do mesmo assunto! J

  1. Cerca de 40.000 pessoas são mordidas por gatos todos os anos nos Estados Unidos (Ai, essa doeu!)
  2. Um gato ouve melhor que um cachorro, assim como ouve sons de alta frequência melhor do que um ser humano os ouve.
  3. Um gato pode chegar a correr em velocidade máxima de 49 km/h em uma curta distância.
  4. Normalmente pensa-se que os egipcíos antigos foram os primeiros a domesticar os gatos, mas a verdade é que o esqueleto do gato mais antigo encontrado no mundo foi achado na ilha de Ciprus, no Mediterrâneo, e provavelmente estava lá há 9.500 anos, bem mais do que os gatos egípcios.
  5. Em 1888, mais de 300.000 gatos mumificados foram encontrados em um cemitério egípcio.
  6. O maior gato selvagem atualmente é o tigre siberiano, que pode chegar a 3,6 metros e pesar 317 quilos.
  7. O cérebro de um gato é biologicamente mais parecido com o de um ser humano do que o de um cachorro, especialmente no que se refere às regiões relacionadas às emoções.
  8. Alguns gatos chegaram a sobreviver após terem caído mais de 20 metros devido à capacidade de rápido reflexo. (Porém, nunca arrisque, estes foram exceções. É preciso telar tudo sempre!).
  9. Na versão italiana original de Cinderella, a fada madrinha tinha um gato como companheiro.
  10.  Todos os gatos têm garra, e todos, exceto a cheeta, as escondem quando estão dormindo.


*Quer adotar um gatinho? Confira lá no nosso site os que estão à espera de uma família: www.mundogato.org

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Gatinhos e as crianças

Um ambiente saudável para a criançada pode incluir um animalzinho. Diversos pedagogos e especialistas na infância alertam sobre a importância de conviver com animais, pois esse relacionamento pode ser extremamente enriquecedor para as crianças.

O primeiro passo é saber se a família está disposta a ter um bichinho de estimação, essa é uma pergunta importante pois reflete no cotidiano e na vida financeira da família. Ao adotar um animal, o adulto deve dispor de tempo para cuidar e amar o bichinho de acordo com necessidade do mesmo.

A primeira lição que um animal ensina a criança é o senso de responsabilidade. O cuidar do pet mostra a criança a necessidade de ser responsável. Quem deve instruir a criança é o adulto, e esse deve saber o que a criança é capaz de fazer e como ensiná-la a fazê-lo.

Os ensinamentos devem ir desde o “como fazer carinho” caso a criança seja um pouco descuidada ou bruta com o bichinho até os cuidados mais complexos. Algumas tarefas simples podem ser feitas por crianças mais novas, por exemplo: colocar a ração no comedouro. Com o passar do tempo, a responsabilidade pode ir aumentando. Mas lembrando que o adulto deve sempre supervisionar as tarefas e que as responsabilidades mais sérias, como vacinas, remédios e visita aos veterinários são obrigações do adulto.

Com os animais de estimação a criança aprende a lidar melhor com os sentimentos, por exemplo a autonomia dos animais, a compreensão e carinho que os animais são capazes de proporcionar.

Quando o animal cresce com a criança, ela também compreende o envelhecimento aumentando a empatia e a sensibilidade com as mudanças causadas pelo tempo.

Os gatos são animais carinhosos e ótimas companhias para as crianças. A autonomia felina ensina as crianças a respeitarem o espaço alheio e a vontade do outro.





Quer adotar um gatinho?

Entre no site e preencha o formulário

MundoGato

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

10 fatos interessantes sobre gatos que você precisa saber - parte 1



A gente sempre acha que sabe tudo sobre gatos, mas isso não é verdade. Estes pequenos felinos nos surpreendem a cada dia e há tantas histórias e fatos interessantes sobre eles que resolvemos separar em duas partes alguns pontos legais que você, como tutor ou admirador de gatos, deveria saber. Ah, a nossa inspiração veio do site www.retrivier.com, tá? Vamos lá?! ;-)

1) Os gatos podem reproduzir cerca de 100 sons diferentes. Isso mesmo, 100! Os cachorros, apenas a título de comparação, somente 10.

2) Existem mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo, e cerca de 40 raças reconhecidas.

3) O primeiro gato enviado ao espaço foi uma gata francesa chamada Felicette (não é um bom nome para seu próximo gato? :-D). Isso ocorreu em 1963 e ela sobreviveu à viagem.

4) Um gato passa cerca de 2/3 de seu dia dormindo. Ou seja, 16 das 24 horas do dia.

5) Na América do Norte, gatos são os pets mais populares. Cerca de 30% dos lares têm um gato por lá: há por volta de 73 milhões, 10 milhões a mais do que cães.

6) Na época da inquisição, os gatinhos sofreram L Foram considerados seres endemoniados pelo Papa da época e queimados, assim como muitos seres humanos também. Isso resultou em um aumento gigantesco de ratos pela Europa e na peste negra.

7) A maior parte das gatas grávidas têm entre um e nove gatinhos.

8) Um gato pode saltar cerca de cinco vezes a sua altura.

9) Normalmente, um gato costuma miar para seres humanos, não para outros gatos. Mas geralmente vai arranhar, bater e lamber outros gatos.

10) O gato persa é uma das raças mais populares no mundo.

* Quer um gatinho pra chamar de seu? Acesse www.mundogato.org 



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Giro no Mundo - Janeiro de 2017

Janeiro de fortes emoções e muitas adoções.
Muitos sortudos começaram o ano na casa nova. Pacato, gatão maravilhoso, ganhou uma casa e um irmão felino. A adaptação foi tão tranquila que pareciam que se conheciam a anos! Está feliz e contente dividindo o sofá!

Linus ganhou uma família muito atenciosa! Sua irmãzinha humana era fã de gato, esperou até o Linus ficar bem para ganhar uma casa. A Clarabela, um doce em forma de gato, ganhou uma família também!

O Guilherme é o nosso gatinho número 100!!! Isso mesmo! Chegamos a marca de 100 adoções. E o nosso trabalho continua. Esperamos chegue logo o gatinho 200, o 300... o 1000. 
O gato Guilherme foi adotado pelo humano Guilherme! Quem ajudou nesse encontro fabuloso foi a Cansei de ser Gato e sua divulgação do nosso trabalho no seu facebook. Obrigada família Cansei de ser Gato, a família MundoGato e os Guilhermes agradecem de coração.

Quem lembra da mamãe Ágatha? Linda gatinha cuidou dos seus filhotes e ainda adotou a Edwiges. A voluntária que fazia LT (Lar Temporário) se apaixonou por elas e ganharam um lar definitivo.
 E para fechar, a adoção dupla do Nino e da Sally. Os pequeninos serão felizes juntinhos na mesma casa.

Quem ganhou abrigo na ONG foram seis filhotinhos lindos! Os irmãos Miguel e Rafael foram resgatados de uma empresa, lugar nada propício para filhotes! A ninhada foi de seis gatinhos, quatro foram adotados e os dois vieram para ONG em um pedido de resgate. Os lindinhos já podem ser adotados.



Lara, Lorenzo e Lucca nasceram protegidos, resgatados de uma colônia de gatinhos. Ao contrário do Miguel e Rafael, os três são bem gordinhos e fofinhos! Lorenzo teve adoção express... rs... chegou na ONG e foi adotado. Lara aguarda ansiosamente uma família bem carinhosa. E o Lucca ainda não está disponível para ser adotado, precisa castrar.

E o que falar do Cisco? Gato pequenino abandonado na chuva a própria sorte! Cisco miou tanto até conseguir ajuda.  Foi resgatado por uma pessoa muito do bem, longe da chuva e do perigo foi acolhido e amado! Está disponível para a adoção.

Quer adotá-los? Entre no site e preencha o formulário.

MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Beber água é fundamental para evitar doenças urinárias nos gatos



Quem tem gatos sabe que as doenças do trato urinário acabam sendo as mais comuns, especialmente porque estes bichinhos têm o hábito de beber pouca água e segurar a urina por muito tempo. A falta de água no organismo pode causar problemas como a formação de cálculos nos rins e na bexiga, entre outras coisas, por isso é importante prevenir e ficar atento! O seu gatinho está bebendo água frequentemente?

 “Os cálculos são como ‘pedrinhas’ que surgem devido ao acúmulo de cristais formados pelo sal e pelos sais minerais contidos na urina provenientes da dieta. Eles podem surgir nos rins, ureter, uretra, mas nos felinos são mais comuns na bexiga. Independentemente da região acometida, as consequências são frequentemente graves, como infecções”, explica a coordenadora da comunicação científica da Total Alimentos e médica veterinária, Bárbara Benitez.

Caso seu gatinho tenha alguns sintomas, como ficar muito tempo na posição de urinar e miar muito nesta situação ou, ainda, lamber os órgãos genitais frequentemente e apresentar gotas de sangue na urine, leve-o o quanto antes ao veterinário.

A seguir, confira algumas dicas que a médica dá para estimularmos os gatinhos a tomarem mais água:

1.Tenha vários bebedouros - Coloque diferentes recipientes de água pela casa. Lembre-se de trocar pelo menos uma vez ao dia, gatos são caprichosos, gostam de água fresca e até um simples pelinho pode fazê-los perderem o interesse.

2. Deixa a água fresquinha e gelada - Coloque pedrinhas de gelo nas vasilhas para que o seu animal de estimação tenha água sempre fresca. Os gelos também são divertidos para eles.

3. Escolha corretamente os recipientes - Escolha o bebedouro que mais se adeque ao seu bichano. Cada vasilha dá um sabor diferente à água, por isso, vá testando vários tipos e formas.

4. Ofereça água corrente - Os gatos amam água corrente, mas não é sustentável manter as torneiras aberta, certo? Tenham em casa bebedouros-fontes, por exemplo.

* *Quer adotar um pequeno felino? Confira os pequenos que procuram uma família em nosso site: www.mundogato.org