Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Obesidade em gatos aumenta casos de diabetes



Os casos de diabetes mellitus em felinos vêm aumentando a cada ano. Por isso, é importante ficar alerta aos sinais, como o aumento da ingestão de água, da frequência urinária e do apetite, e visitar o veterinário regularmente. Com o diagnóstico precoce e tratamento rápido, aumentam as chances de reverter a doença nesses pets.

“O gato acima do peso pode parecer fofinho aos olhos do seu dono. Mas, quando se conhecem as consequências disso, podemos dizer que o excesso de fofura não é tão glamouroso quanto parece”, adverte a veterinária Camila Canno Garcia, especialista em endocrinologia da Petz. Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a obesidade, que atinge mais de 50% dos felinos, de acordo com estimativas.

Sabe-se que o diabetes nos gatos é muito semelhante ao diabetes tipo 2 em humanos, tendo como seu maior causador o excesso de peso. Isso porque ocorre uma modificação da insulina (hormônio importante para a regulação da glicose no sangue), levando o organismo a uma resistência aos efeitos dela e à hiperglicemia persistente. “Além disso, outros problemas podem surgir com o excesso de peso, como doenças articulares, aumento do colesterol, dificuldade respiratória e outros”, afirma a Dra. Camila.

Caso o gatinho já tenha sido diagnosticado com diabetes mellitus, o tratamento é baseado em aplicações de insulina diárias, atividades físicas e troca da quantidade e tipo de alimentação sob recomendação do veterinário.

“Devem ser realizadas visitas frequentes ao veterinário inicialmente para o ajuste de dose e perda de peso, até uma estabilização segura. Depois disso, visitas a cada 4 a 6 meses para monitoração”, orienta a veterinária. Caso a doença não seja tratada adequadamente, pode comprometer a qualidade de vida e levar a complicações, infecções e até à morte.

8 Estratégias para a prevenção

1 – Mantenha sempre  o peso adequado do gatinho.
2 - Reavalie o tipo e a quantidade de alimento com o veterinário.
3 - Evite o sedentarismo, estimulando brincadeiras e atividades físicas com brinquedos, arranhadores e prateleiras.
4 - Coloque potes de água e comida em lugares de difícil acesso pela casa para ajudá-lo a gastar mais energia.
5 – Utilize os petiscos com parcimônia e com a orientação do veterinário.
6 - Os check-ups semestrais são importantes para a prevenção e para o diagnóstico precoce.
7 - Exames de rotina, como de sangue e urina, devem ser realizados sempre que possível.
8 – Uma boa dose diária de carinho, escovar o gato e outras formas de afeto sempre ajudam na prevenção de doenças.


* Quer adotar um gatinho? Confira os que estão disponíveis em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário