Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2019

Check up: Por que os bichinhos também precisam?



Muito se fala sobre a importância de exames preventivos na infância, na fase adulta e, principalmente na terceira idade dos seres humanos, mas a chamada ‘cultura da prevenção’ ainda não é frequentemente aplicada aos animais de estimação. “Na maioria das vezes, os tutores só procuram um especialista quando o pet começa a demonstrar alguns sinais de doenças”, explica o veterinário e diretor da rede Animal Place, Jorge Morais.
E, como são parte da família e queremos sempre aumentar a expectativa de vida desses nossos amigos de quatro patas, o ideal é ter uma rotina de check-up com eles. “A avaliação de rotina deve ser realizada ao menos uma vez ao ano. Exames de sangue, eletrocardiograma e diversos tipos de ultrassonografias são alguns dos testes que podem ser solicitados de maneira preventiva, para verificar se está tudo bem com o bichinho”, comenta Morais.
Segundo o profissional, esses testes ajudam a prevenir ou tratar, desde o início, enfermidades como diabetes, insuficiência renal ou cardíaca e tumores que, quando descobertos em fase inicial, têm boas chances de cura. 
A jornalista Janaina Gimael, por exemplo, descobriu através de um exame de raio-X que sua cadelinha Nina, de apenas 4 anos, estava com uma pedra na bexiga. "Ela estava fazendo um pouco mais xixi do que o habitual, então resolvi fazer os exames todos para saber se estava tudo bem. Acabamos descobrindo a pedra e também um início de piometra, que precisou de cirurgia", conta.
“Controlar e resolver antecipadamente possíveis problemas de saúde, não só contribui para a longevidade e qualidade de vida do animal, como garante economia de dinheiro aos donos”, complementa. “Tratamentos preventivos custam muito menos do que ter que resolver um problema já em estágio avançado”, salienta Morais.

* Quer adotar um gatinho para chamar de seu? Confira os que aguardam uma família em www.mundogato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário