Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Conheça as principais doenças que acometem os gatos e como preveni-las através de vacinação





Quem tem gatinhos, sabe que eles são como membros da família, e que todo cuidado é pouco para proteger os pequenos de doenças. Separamos um material da Zoetis que mostra as principais doenças que acometem estes pequenos felinos e como é possível preveni-las através de vacinação. Confira a seguir e, em caso de dúvidas, converse sempre com o veterinário!

PANLEUCOPENIA

Panleucopenia - Causada por vírus, é também conhecida como a parvovirose dos gatos. Filhotes são altamente propensos a esta doença, cujos sintomas principais são vômitos acompanhados ou não de diarreia, febre e tristeza. Se não for tratada a tempo, pode ser letal.

RINOTRAQUEÍTE
Esta doença é causada por um herpesvírus que acomete o trato respiratório superior dos gatos, levando a tosse, espirros, secreção nasal e ocular e febre. Os gatos parecem gripados, com narinas entupidas, e podem ter dificuldades para respirar. A transmissão é muito fácil entre animais que convivem no mesmo ambiente.

CALICIVIROSE

O calicivírus felino é extremamente contagioso e também provoca um quadro de doença respiratória nos gatos, sendo muitas vezes confundido com outros agentes. Uma característica importante é que esse vírus causa úlceras (feridas) na boca dos felinos, algo que dificulta, e muito, a ingestão de água e alimentos.

CLAMIDIOSE

Trata-se de uma infecção bacteriana que afeta em particular os olhos dos gatos. Secreção ocular que lembra pus e olhos avermelhados ou fechados podem indicar a clamidiose. Frequentemente, a clamidiose ocorre ao mesmo tempo com outras infecções respiratórias. Se os olhos não forem tratados adequadamente, pode haver comprometimento permanente da visão.

LEUCEMIA VIRAL

Esta doença incurável é causada por um vírus que afeta o sistema imune dos gatos, facilitando o aparecimento de infecções por bactérias e mesmo de alguns tipos de tumor. A transmissão acontece principalmente quando um animal infectado lambe outros gatos, já que o vírus é excretado em abundância na saliva. É uma doença na maioria das vezes silenciosa e, quando diagnosticada de forma tardia, pode não ter tratamento curativo.

 

RAIVA

A raiva é uma das doenças infecciosas de gatos mais importantes porque é uma zoonose fatal. Geralmente é transmitida por meio da mordida de um animal infectado (que pode ser um cão ou um gato) ou de animais que funcionam como reservatórios naturais (morcegos, por exemplo). O vírus da raiva afeta o sistema nervoso, provocando alterações de comportamento que podem variar de extrema excitação (daí o nome da doença) até depressão. Muitos animais não conseguem engolir comida e líquidos à medida que a doença progride



Nenhum comentário:

Postar um comentário