Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Beijinho doce: como manter o amor e evitar riscos?

Image result for cat and human kissing

O beijo é uma manifestação de afeto, amor, paixão. O lambeijotambém! Quando nascem, os filhotes são lambidos pelas mamães preocupadas em passar o cheiro delas para serem reconhecidas por eles. As lambidas também estimulam os dorminhocos. Em pouco tempo, os filhotes passam a repetir o gesto em busca de cuidados e proteção.
Na relação com os humanos não é diferente. Se o animal lambe seu tutor e tem uma resposta positiva, associa o gesto também a uma forma de aproximação. A lambida é o jeitinho do animal  estreitar relações de amizade. Segundo a médica Larissa Seibt, do Centro Veterinário Seres, do Grupo Petz, quando o tutor e o animal estão completamente saudáveis dificilmente o contato poderá trazer riscos. Existem duas possibilidades para esta atitude. A positiva, em que pode até fortalecer a imunidade quando tutor e animal estão saudáveis, sem vermes e com a carteira de vacinação em dia, e a possibilidade negativa, com risco de transmissão pela saliva de patógenos causadores de enfermidades, pondera.
Durante os lambeijospodem ser transmitidas bactérias que não representam riscos para os animais, mas são bastante perigosas para os humanos. As do gênero Pasteurella são um exemplo. Elas habitam, normalmente, a boca de gatos e cães, e, nos humanos, causam infecções de pele e linfonodos, podendo progredir para quadros graves. Pode haver contaminação também por bactérias com potencial para adoecer o ser humano, entre elas salmonela, escherichia coli, campylobacter e bordetella, alerta Seibt.
A dica aqui é: se você não gosta das lambidas, deixe isso claro ao seu animal de estimação desde cedo. Se ele não perceber receptividade no gesto vai parar de fazer. Agora, se você reage com simpatia às lambidas, muito provavelmente em algum momento da brincadeira vai ter lambeijo”. Por isso, é fundamental que você tenha cuidado com a sua saúde e a do pet também. 

Dicas de saúde para seu pet:
- Leve-o periodicamente para avaliação do médico veterinário
- Mantenha as vacinas e a vermifugação em dia 
- Controle o aparecimento de pulgas e carrapatos
- Cuide da escovação dos dentes e também da limpeza anual para remoção de tártaros

* Quer adotar um gatinho? Acesse www.mundogato.org.br e veja os que estão prontinhos para alegrar a sua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário