Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Gatos obesos: qual o alimento certo?


Resultado de imagem para Garfield fat

Um gato é considerado obeso quando está 15 a 30% acima do peso ideal. Segundo especialistas, a principal causa da obesidade é a dieta inadequada dos pets “ O ideal é que tutor ofereça apenas alimentos ou snacks específicos para os gatos, pois alimentos de humanos podem ser desbalanceados, pois possuem alto nível de gordura e açúcares, que são  prejudiciais para o felino”, afirma a médica veterinária da Equilíbrio e Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos, Bárbara Benitez.

Segundo a veterinária, muitos alimentos também podem causar intoxicações, como por exemplo o chocolate, alimento bastante comum de ser fornecido. 

Para saber se o gato está acima do peso, a veterinária dá uma dica: “observe o abdômen do animal: se estiver com excesso de pele caída, significa grande presença de gordura e isso é um dos sinais que seu gato esteja acima do peso, nesse caso, ele precisa de acompanhamento veterinário e uma dieta específica que ajude na perda do peso”, explica. 

Alimento para perder peso
Sob orientação de um veterinário, os gatos podem consumir alimentos específicos e que ajudam no tratamento da obesidade. A dieta do animal obeso deve ser de baixa caloria e ter características importantes, como explica a veterinária:

  • L-carnitina: “Esse ingrediente auxilia na oxidação da gordura e é encontrado em alimentos específicos para gatos obesos”
  • Proteína de qualidade: “É fundamental que o alimento contenha proteínas de qualidade, que auxiliam na manutenção da massa muscular durante a perda de peso”
  • Fibras: “As rações para gatos obesos devem conter alto teor de fibras, que ajudam a regular a saciedade do animal”
Entenda: ração light X ração terapêutica
As rações terapêuticas, prescritas por veterinários, são indicadas para a perda de peso. Enquanto os alimentos light são recomendados para a manutenção do peso ideal “Se um gatinho passou por um tratamento para emagrecer ou tem tendência à obesidade, por exemplo, pode consumir alimentos light, mas sempre com acompanhamento do médico veterinário.

* Quer adotar um gatinho? Confira os que aguardam uma família em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário