Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Seu gatinho arrasta o bumbum no chão? Pode ser problema nas glândulas adanais


Você percebe que seu gatinho (ou cachorro, porque também é muito comum) vem arrastando o bumbum no chão ou lambendo a região anal? E mais, volta e meia aparece um cheirinho típico? Pode ser problema nas glândulas adanais, que são saquinhos localizados dentro do reto dos cães e gatos.

De acordo com o site Cachorro Verde, glândulas adanais que não estão incomodando, que não estão gerando sintomas, não devem ser espremidas. Há profissionais que rotineiramente espremem as glândulas dos pets durante banhos em pet shops, mas isso não é recomendável de maneira geral. Elas contêm um ducto delicado e fininho que conduz a secreção ao ânus. Ficar espremendo glândulas sãs pode gerar um trauma constante aos ductos, perda do tônus natural e da autonomia do pet em conseguir espremer suas próprias glândulas de maneira natural.

O que fazer, então? A médica veterinária Sylvia Angélica, do Cachorro Verde, recomenda que se investigue a causa de base para o quadro constante de impactação e inflamação das glândulas adanais junto a um veterinário.

"Problemas intestinais (colite, disbiose, verminose, intolerância alimentar, alergias, insuficiência pancreática exócrina, tudo o que causa fezes amolecidas) mexem com as glândulas. Em casos leves e esporádicos de problemas nas glândulas adanais a adição de um pouco de fibras solúveis (gosto muito de psyllium) às refeições pode ajudar. Sugestão: 1/4 de colher de chá para cada 5kg de peso do cão em cada refeição.", explica ela.

Alguns tutores também acabam optando por cirurgia para remover as glândulas adanais de seus pets. "Mas antes disso, investigue doenças intestinais, experimente trocar a ração por Alimentação Natural com menor teor de carboidratos e acrescida de fibras. Tente Homeopatia e fitoterápicos destoxificantes."

Para mais informações ou checar direitinho o que anda acontecendo com seu bichinho, consulte um médico veterinário!

*Quer adotar um gatinho? Confira em www.mundogato.org.br os que estão disponíveis para alegrar seu lar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário