Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FeLV - Mais conhecimento e menos preconceito

O MundoGato é responsável por resgatar gatinhos de rua. Não importa se são filhotinhos ou adultos, para todos, temos carinho, cuidado e alimentação. Para aqueles que chegam doentes tratamos da melhor maneira possível, com o muito carinho.

Resgatamos o Tom, um lindo frajolão de botar inveja em qualquer gato! Os seus exames deram positivo para FeLV.  FeLV é a sigla para o vírus, Feline Leukimia Virus, conhecida como leucemia felina. Passa para outros gatinhos através da saliva, mas não transmite para ser humano.

Alguns gatos diagnosticados com FeLV podem apresentar depressão e ficarem sem fome na fase inicial. Mas o Tom está inteirão! Não apresenta sintoma nenhum!

O maior problema para um gatinho FeLV são as infecções secundárias. Como o sistema imunológico ficou fraquinho, uma doença simples, pode se tornar grave. Quando a doença se manifesta podem ocorrer otites, halitoses e outras infecções; em casos mais graves podem ocorrer fibrossarcoma.

A FeLV não tem cura. Porém, existem casos relatados de gatos com FeLV diagnosticada e anos depois repetem o exame e dá negativo! Sem dúvidas há necessidade de mais pesquisas e informações dessa doença.
Também tem gatinho que não manifesta a doença, e pode ter uma vida normal.

Um gatinho FeLV precisa de atenção como os outros gatinhos (vacina, vermífugo, etc), é bacana repetir os exames de vez enquanto. O principal é auxiliar para que a imunidade do bichano fique sempre alta. Para isso, um ambiente limpo e livre de estresse é o ideal, além da alimentação com ração de boa qualidade.

O Tom é um gato grande e charmoso, chama a atenção por onde vai.



O Tom tem a companhia do Fred! O Fred também tem FeLV, é regado de mimos pelas voluntárias desde que foi resgatado. Um dia o Fred teve uma casa, foi abandonado com o nascimento do bebê do casal.
O Fred é lindo! Tem o pelo longo amarelo e branco! Um verdadeiro príncipe!



Quer adotá-los?
A única coisa é que o Tom e o Fred podem transmitir FeLV para outros gatos. Então só podem ser adotados sozinhos ou com outro gatinho FeLV. Ah! Pode ser um irmão canino também.


MundoGato
Por um Mundo com mais gatinhos no sofá



Nenhum comentário:

Postar um comentário