Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Por que gatos gostam de se esconder?


Se na sua casa você tem um ou mais gatos, mas volta e meia eles somem do seu campo de visão, fique tranquilo, isso é normal. Gatos gostam de se esconder pelos mais variados motivos, mas vale a pena tentar entender um pouco melhor o comportamento deles, afinal, você também quer passar mais tempo com seu gatinho não é mesmo?
Uma das razões porque gatos se escondem está relacionada a medo mesmo. Pode perceber que muitas vezes quando há visitas na casa ou a presença de um outro animal, eles acabam sumindo porque se sentem ameaçados. Neste caso, eles reaparecem quando tudo volta ao normal!
É importante avaliar se os períodos de sumiço têm sido muito longo, pois seu gatinho pode estar estressado ou desconfortável com alguma coisa. Pode ser uma reforma na casa, alguma mudança no dia a dia, e etc.. Neste caso uma consulta ao veterinário ou especialista em comportamento animal pode ajudar.
Outro ponto importante a ser avaliado caso você tenha mais de um gato é se não está havendo conflitos entre eles. Essa pode ser a causa dos sumiços também, especialmente se eles partilham caixas de areia e vasilhas de comida. O ideal é disponibilizar uma para cada e colocar em locais separados para evitar problemas.
Finalmente, procure recompensar seu gatinho com muitos carinhos e brincadeiras quando ele resolver aparecer e lhe dar a honra de sua presença. Mostre a ele que estará em segurança e tranquilidade quando não estiver escondido também!

* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário