Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O gato faz xixi fora da caixa: o que pode ser?




Seu gatinho tem feito xixi fora da caixa de areia e você não entende o que pode estar acontecendo? Antes de achar que ele ficou maluco ou apenas quer fazer sujeira pela casa, entenda alguns dos possíveis motivos que podem estar motivando este tipo de comportamento. Lembre-se que gatos costumam ser bastante limpos e asseados, portanto, não é habitual que isso ocorra. Vamos lá:

1) A caixinha de areia está suja - Exatamente por serem bastante limpos, gatos não gostam de usar caixas de areia sujas. O ideal é limpá-las diariamente no mínimo uma vez por dia e, se ele estiver fazendo xixi fora, aumente esta frequência para checar se ele começa a mudar de comportamento.


2) Não há areia suficiente ou a caixa é inadequada - É preciso que a caixinha de areia seja de um tamanho adequado para o gatinho fazer suas necessidades tranquilamente e se virar caso haja necessidade. Verifique se você não está oferecendo uma caixa apertada demais. Cheque também se a areia disponível é suficiente e se ele consegue cavar depois de fazer o xixi ou cocô.


3) O local onde está a caixa não é adequado - Não deixe a caixinha de areia próxima às rações com ração e água. Isso desestimula o gato a usá-la. Lembre-se também que os gatos, assim como os humanos, preferem privacidade na hora de fazer as necessidades, portanto, não as coloque no meio da sala, em locais barulhentos ou com muito movimento.


4) O gato não é castrado - Se o seu gato não for castrado, existe a chance de ele estar fazendo xixi fora da caixa para marcar território e deixar o seu cheiro por aí. Considere a castração não apenas para diminuir a frequência deste tipo de comportamento, mas também para evitar doenças.

5) O gatinho pode estar com problemas de saúde - É comum que em casos de problemas urinários os gatinhos não consigam segurar direitinho o xixi. Caso nenhuma das outras alternativas lhe pareça viável e o seu gatinho tenha mudado de comportamento de uma hora para a outra, procure um veterinário para garantir que esteja tudo bem com ele.

* Quer adotar um gatinho? Confira os miaus disponíveis em www.mundogato.org.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário