Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Gripe de outono também afeta os gatinhos



Os bichinhos de estimação também sentem a mudança no clima e, com ela, o aumento da propensão às gripes. O veterinário Felipe Chaguri, da Petz, afirma que a imunização é a melhor forma de protegê-los. “Nos gatos deve ser aplicada a vacina múltipla felina e haver uma dose de reforço todos os anos”, explica o Dr. Chaguri.

Sinais e tratamento - Os gatos apresentam secreção nasal, secreção ocular amarelada ou esverdeada, espirros, febre e falta de apetite, em casos mais graves.
Os casos são tratados com antibióticos e tratamento da imunidade, além de serem realizados exames como hemograma e raio X de tórax, pois os problemas podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia, se não forem tratados adequadamente. 

Como evitar -  Além da vacinação em dia e das visitas periódicas ao veterinário, é importante também ter alguns cuidados para manter a imunidade do pet em alta. ”No outono e inverno, vale colocar umidificadores pela casa por causa do ar seco; evitar passeios em dias muito frios ou logo após o banho; colocar mais potes de água pelos ambientes para aumentar a oferta de hidratação; dar alimentos úmidos como sachês específicos e cobertores para o pet ficar sempre aquecido”, explica o veterinário.

Outras alterações que podem ocorrer nesta época:
                                                                  
• Conjuntivite: com o ar mais seco, os olhos dos animais podem ficar vermelhos, lacrimejar e coçar. Com isso, eles podem tentar aliviar a coceira com as patinhas, causando lesões ou até levando bactérias para os olhos. O que provoca a infecção chamada de conjuntivite. Animais de focinho mais curto tem mais incidência de conjuntivite. Para aliviar esses sinais, a limpeza dos olhos deve ser feita com algodão e água bem delicadamente. Mas é importante procurar um médico veterinário para que os sinais não persistam ou piorem.

• Problemas respiratórios: alguns pets podem ficar ofegantes e sofrer de crise respiratória nos dias secos. O ideal é evitar caminhadas longas e brincadeiras muito ativas nesses dias.

• Bichinhos de focinho bem curto ou achatados (braquicefálicos) têm dificuldade de respiração e maior predisposição para esses problemas, assim como filhotes e os pets mais idosos.

* Quer adotar um gatinho para adoçar a vida? Confira os que estão disponíveis para adoção em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário