Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Gatos e bebês: como estabelecer uma boa convivência



Pois bem. Até então ele era o reizinho da casa. O pequeno que recebia mimos o tempo todo e que você chamava de filho. Mas a partir de agora terá que dividir a atenção com outro pequeno: um bebê humano. E como tornar a convivência entre eles a mais saudável possível? Lembre-se de uma coisa: com amor e paciência tudo se torna possível!

Primeiramente, lembre-se que o gatinho estava na casa primeiro. Portanto, é ele quem tem que se acostumar com a presença do bebê, para o qual tudo será novo de qualquer forma. Nunca isole o gatinho, pelo contrário, esforce-se para que ambos possam estar em contato - sob supervisão naturalmente - em muitos momentos, assim a estranheza inicial tende a passar rápido.

Um truque que normalmente é utilizado no período em que é preciso acostumar dois gatinhos a conviverem é pegar um paninho com o cheiro do novo (o bebê no caso) e colocar ao alcance do gatinho, assim ele irá se acostumando com o cheirinho.

Outro ponto importante é que é preciso manter o gatinho sempre saudável. Claro, não seria preciso a presença de um bebê para dizermos isso, mas nunca é demais ressaltar a importância de ele estar vermifugado, vacinado, limpo e com as unhas aparadas, certo? Você também pode usar uma tela do tipo mosqueteiro para evitar que, ao menos nos primeiros meses, o gatinho não resolve dividir o berço com o bebê.

Finalmente, lembre-se que crianças que convivem com animais são mais saudáveis e crescem aprendendo uma forma de amar que é única e verdadeira. A gente tem certeza disso, por isso não acredite no primeiro médico que possa dizer o contrário, combinado? Animais não são descartáveis e diversas pesquisas já mostraram que a convivência com eles desde os primeiros dias ajuda no desenvolvimento da imunidade.

* Quer adotar um gatinho? Confira os que aguardam uma família em www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário