Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Proteja seu gatinho neste inverno




Com o frio que está fazendo, é normal que aumente a incidência das doenças respiratórias aumenta entre os bichinhos. É preciso, portanto, tomar cuidados adicionais para que os nossos gatinhos não sofram e estejam sempre protegidos. Além da vacinação contra a  rinotraqueite felina e da visita semestral ao veterinário, é preciso ter alguns cuidados para manter os pets aquecidos e evitar complicações como bronquite e pneumonia.

Segundo a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz, "essas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias e até fungos, e levam a crises de tosse semelhante a engasgos, espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite". Ela explica que  nesta época de maior frio, é importante que gatos e cães permaneçam em locais protegidos, em áreas cobertas.

A Dra. Karina aconselha deixar sempre à disposição casinhas, caixas, cobertores, mantas, e etc. “É preciso também ficar atento aos filhotes e aos pets idosos, que costumam sentir mais frio que os demais”, aconselha a veterinária.

Sinais do frio
Extremidades frias, tremedeiras, ficar encolhido ou procurar por lugares quentes para se abrigar são os sinais de que os pets estão sentindo frio. Bichinhos de pelagem curta são os mais afetados.

Lembre-se de, além de deixar à disposição as caixinhas, caminhas e cobertores, também deixar àgua fresca à vontade pela casa para ajudar na hidratação. Gatos, por exemplo, costumam beber muito mais água quando é oferecida em bebedouros com fontes.

Aproveitamos também para lembrar dos bichinhos que estão na rua ou em abrigos. Ajude sempre que possível disponibilizando caixas, água e realizando doações. Se os nossos gatinhos sofrem com frio mesmo dentro de casa, imaginem os outros?

* Quer adotar um gatinho para se aquecerem juntos neste inverno? Confira os que estão disponíveis para adoção em www.mundogato.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário