Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Ter um gatinho pode ser simples, mas requer cuidados



As pessoas costumam dizer que ter um gatinho é algo simples, afinal eles são muito independentes e dão menos trabalho que os cães. Você já deve ter ouvido isso, não é mesmo?  Mas ainda que haja certa simplicidade nos cuidados com um gato, antes de adotar é preciso ter ciência de que eles também uma série de necessidades que precisam ser satisfeitas. Vamos observar quais são?

- Com relação à segurança: é preciso lembrar que gatos adoram dar suas voltinhas na rua, mas nós sabemos que infelizmente isso é algo muito perigoso, pois nem todo mundo gosta de gatinhos e eles estão suscetíveis a maus-tratos, atropelos, brigas e doenças. Por isso, quem quer ter um gato precisa estar pronto para telar caminhos de fuga ou algo do tipo, combinado? E se quiser que ele passeie um pouquinho, pode treiná-lo para sair na coleira, com segurança. Muitos gostam! 

- Gatinhos gostam de tranquilidade para dormir bastante (eles chegam a dormir até 16 horas por dia!) e lugares limpos, por isso providencie alguns cantinhos especiais para eles. A caixinha de areia deve ficar em um lugar reservado e ser limpa constantemente, e a água deve estar sempre limpa, combinado?

- Não é porque são mais independentes que gatos não gostam de companhia. Quem quer ter um deve disponibilizar uma parte de seu dia para dar atenção ao bichinho, e até cogitar adotar mais de um para que façam companhia um ao outro.

- Disponibilizar itens que ajudem a distrair o gatinho, como caixas de papelão, bolinhas e arranhadores é importante para evitar que o peludinho fique estressado.

- Vacinas e idas ao veterinário também são importantes, assim como estar atento a eventuais sintomas de mau-estar ou doenças. Tudo que é descoberto no início se torna muito mais fácil de ser curado e resolvido. 

* Quer adotar um gatinho? Confira os que buscam uma família em www.mundogato.org.br 






-


Nenhum comentário:

Postar um comentário