Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2015

Tempo de bebês no MundoGato

Extra!!! MundoGato virou maternidade de gato!!!  Estamos com quatro gatinhas gestantes!!!  Na verdade, duas: a Sabrina e a Athenas já tiveram os seus filhotinhos, na segurança e cuidado de um lar temporário.

A Sabrina ganhou cinco filhotes! Três pretinhos e dois frajolas. São tão lindos que já tem gente querendo fazer reserva para a adoção!


A Athenas ganhou três branquinhos e dois pretinhos! Loucura de lindos!



Ter uma gata gestante não requer muitos cuidados. É impressionante como elas, mesmo com barrigões, conseguem subir nos moveis e fazer estripulias!

O ideal é que seja a mesma alimentação que todo gato adulto deva receber: ração para gatos adultos de boa qualidade e sachês; se essa não for a alimentação usual da gestante, deverá ser adequado para tal.

Caso tenha a necessidade de aplicar antipulgas, procure um no mercado que seja adequado para gestantes, leia a bula.

O mais importante é ter um ambiente seguro para elas. Espalhe pela casa caminhas e toalhas, ela vai escolher o local que julgar mais seguro, então ofereça opções. A Sabrina escolheu um caixa de transporte, tem gatinhas que preferem uma caixa de papelão.

Na hora do parto, a gatinha vai andar, ficar inquieta, desconfortável e ofegante. Deixe-a livre, somente observe se algo der errado, como por exemplo: natimorto ou demora de nascimento entre os filhotes.

Os filhotes vão nascer um por um, a gatinha vai limpa-los e os pequenos vão mamar. Não mexa nos gatinhos e nem na gata. Deixe-os tranquilos.

Após o parto, gata deve ser alimentada preferencialmente com ração para filhotes, que é mais calórica.

Após alguns dias, os gatinhos vão andar, o ideal que fiquem em caixas altas para que não andem pela casa ou se machuquem. Normalmente, a partir dos 30 dias de vida, os filhotes já buscam por outro alimento. Por isso é adequado que nessa fase já seja oferecido ração aos filhotinhos. Ela pode ser levemente umedecida em água morna para facilitar a mastigação. Aos 45 dias devem ser completamente desmamados.

Além da nossa veterinária Dr. Júlia, também contamos com a Vet Quality e seus doutores. Esse artigo foi escrito com auxílio da Doutora Tatiani Luz Camargo, do Vet Quality. Obrigada!

Os filhotes e as mamães não estão disponíveis para adoção ainda, mas temos vários gatinhos querem um colo!!

Entre o site, curta a nossa página no face.



Nenhum comentário:

Postar um comentário