Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Novembro azul: câncer de próstata também pode afetar os gatos. Fique atento!



A campanha Novembro Azul alerta sobre os perigos do câncer de próstata nos homens, mas é  importante também para a prevenção do problema nos pets, inclusive em nossos queridos gatinhos. 

Assim como nos humanos, a idade avançada é o principal fator de risco. “Por isso, as medidas preventivas são fundamentais para os cães e gatos, que envelhecem mais rápido que os homens. A doença costuma aparecer com mais frequência em bichinhos com idade acima de seis anos”, afirma a veterinária Karina Mussolino, gerente do setor de clínicas da Petz.

Ela explica que a castração é o procedimento mais eficiente para evitar o surgimento do câncer em pets e que pode diminuir a incidência do problema em até 90%. “O processo, quando feito nos bichinhos ainda pequenos, impede a produção excessiva de hormônios. Com isso, não ocorre o desenvolvimento do tecido prostático, evitando assim o crescimento da próstata e a formação de tumores (próstata e testículo)”, esclarece a veterinária.

Mas a melhor forma de prevenção é o check-up regular dos pets, seja para orientar sobre a realização da castração ou para o diagnóstico precoce da doença. “O toque retal do pet durante o exame físico, geralmente, já é o suficiente para detectar a presença do problema; que é confirmado pela realização de um ultrassom mais específico”, orienta a Dra. Karina. Portanto, antes mesmo que apareçam os sinais é fundamental fazer as visitas de rotina ao veterinário e manter avaliações, exames e vacinas em dia.

Os principais sinais da doença

1 - O aumento da quantidade de vezes que o pet faz xixi, com gotejamento;
2 - Presença de pus ou sangue na urina;
3 - Dor;
4 - Constipação;
5 - Perda de peso;
6 - Apatia;

7 - Dificuldade para defecar, urinar ou andar.

* Quer adotar um gatinho para chamar de seu? Acesse: www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário