Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Tem gatinho novo no pedaço? Veja como preparar a adaptação



O ato de adoção requer coragem e exige atenção e carinho do tutor. No caso de uma família que já possui um pet, mas pensa em adotar um novo membro, é preciso tomar alguns cuidados.

De acordo com o veterinário e fundador da Animal Place, Jorge Morais, toda mudança, seja estrutural ou principalmente com a presença de um novo animal, pode causar estresse. "Problemas psicológicos e, inclusive, alterações que causam baixa resistência, podem levar o pet a desenvolver alguma patologia", explica.

Em felinos, as alterações de humor são notadas com mais facilidade. "De modo geral, os gatos são territorialistas. Desta forma, a introdução de um novo membro à família deve ser feita de forma cautelosa", orienta Morais.

Além disso, reações de agressividade, mudança de comportamento, diminuição na ingestão de alimento, marcação excessiva de território e diminuição da ingestão de água são sintomas do ciúme animal.

O profissional ainda explica que, para evitar acidentes e até mesmo fatalidades, o ideal é observar e até separá-los quando o velho morador é maior, mais agressivo ou pode atacar o novo membro.

E, para evitar atritos na adaptação do novo pet, a dica é que a inclusão seja feita de forma gradativa. "O monitoramento realizado por um especialista é necessário para que ele se sinta bem-vindo ao novo lar", finaliza Morais.

Como tornar a adaptação mais simples – Se você quer evitar atritos desnecessários, uma sugestão para tornar a adaptação mais simples é deixar os gatos em cômodos separados e não mexer com as coisinhas do gato mais antigo.

Você pode passar um paninho no gato que acabou de chegar e levá-lo para o gato mais antigo ir se acostumando com o cheiro também. Isso pode ser feito na hora de dormir por exemplo.

Ao mesmo tempo, leve um paninho com o cheiro do gato mais antigo para o novo ir se acostumando com o cheiro também. Depois de uns poucos dias, você pode colocar o gato novo em uma caixa de transporte e fazer uma aproximação entre eles.

Se estiver tudo OK, abra a caixa e deixe eles se aproximarem. Mas uma coisa é certa: o tempo sempre ajuda e os animais acabam se entendendo por si só. Se houver muita dificuldade na adaptação, um especialista em comportamento animal pode ajudar.

*Quer adotar um gatinho? Confira os que estão para adoção em www.mundogato.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário