Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A gatinha está grávida? Confira cuidados após a gestação





Com duração de aproximadamente 60 dias, a gestação de gato costuma ser tranquila, e normalmente o parto ocorre sem complicações. No entanto, é preciso manter certos cuidados com a gata, principalmente quando se faz necessária a realização de uma cesárea. Nesses casos é necessário seguir todos os cuidados pós-operatórios orientados pelo médico veterinário.

Quando o parto de gato ocorre de maneira natural, é preciso fornecer um local cercado, aconchegante e protegido para a gatinha grávida. “Depois de dar à luz ao primeiro filhote, o intervalo entre os nascimentos pode ser de 10 minutos a duas horas. Mas se após as contrações a fêmea estiver fazendo força por muito tempo ou perder uma quantidade de sangue superior a uma colher de sopa e nenhum filhote nascer, é necessária a cirurgia cesárea”, explica o médico veterinário da Equilíbrio, Marcello Machado.

Cuidados pós-operatórios
Mesmo que ocorra tudo bem durante a gestação de gato, pode ser que a intervenção veterinária seja a melhor escolha para a gata prenhe. Os cuidados pós-operatórios começam com as recomendações do seu veterinário de confiança. Após a cirurgia cesárea é preciso tomar certos cuidados com a gata, como incentivar o descanso dela e evitar momentos de agitação.

Caso o tutor tenha outros animais em casa, Machado orienta que, durante o período de recuperação da gata, eles sejam mantidos a uma distância segura dela. A gatinha deve dormir em um local confortável. Se ela está acostumada a dormir na cama, durante esses dias é mais indicado colocá-la ao lado da mesma, pois os movimentos noturnos do tutor podem atingi-la e prejudicar a cicatrização da incisão (corte cirúrgico).

Nos dias que sucedem o parto após a gestação felina, o carinho e a atenção devem fazer parte dos cuidados. Além disso, esteja sempre atento à incisão, certificando-se de que esteja cicatrizando normalmente.

Outro importante cuidado pós-operatório é seguir adequadamente a medicação prescrita pelo veterinário, ministrando-a nos horários corretos e durante o tempo indicado. No caso da cirurgia cesárea, os remédios irão impedir infecções e outros problemas que podem aparecer no período de recuperação.

Além de todos os cuidados pós-operatórios, também é preciso estar de olho nos filhotes, que devem permanecer com a mãe até a 12.ª semana de vida. Por serem animais independentes, os gatos cuidam de sua própria alimentação. Logo após o parto, a mãe posiciona os filhotes próximos da mama para que eles se alimentem. E claro, sempre vale a supervisão de um veterinário caso exista qualquer dúvida ou problema, combinado?

* Quer adotar um gatinho? Você tem sorte! Temos vários prontinhos para levar mais amor para sua casa. Confira em www.mundogato.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário