Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

No inverno, fique atento aos problemas de articulação nos gatos




Frio é tempo de ficar mais quietinho e encolhido, não é verdade? E isso acontece com os animais também. É normal, inclusive, que eles sofram com problemas nas articulações, assim como acontece com os humanos. 

A médica veterinária da Vetnil, Dra. Fernanda Cioffetti, explica a importância de prestar atenção em seus pets nesta época do ano. “Os sintomas podem ser silenciosos, por isso é importante perceber o comportamento do seu pet. Quando eles estão com problemas articulares, normalmente ficam mais quietos, podem andar devagar e até mancar. Interagem menos com seus tutores, perdem o apetite e também podem demonstrar agressividade”, explica.

As baixas temperaturas favorecem a sensibilidade das articulações, causando dor e desconforto, e os pets mais idosos, obesos, que fazem muitos exercícios ou os que já possuem artrite, artrose ou displasia coxo femural estão mais suscetíveis. Nos gatos, raças tais como Main Coon, Birmanês, Scottish Fold, ou Abissínios têm maior predisposição às doenças articulares.

A veterinária também alerta para cuidados com os bichanos no inverno. “Os tutores precisam deixar os pets confortavelmente aquecidos, em locais sem muita friagem e com roupinhas quentinhas. Identificando qualquer sinal, mesmo que pequeno, o tutor deve levar o pet imediatamente para uma consulta com um médico veterinário. Ele é o profissional habilitado para diagnosticar e indicar a melhor terapia. Às vezes são necessárias sessões de fisioterapia e suplementar com produtos à base de condroitina e glucosamina, que auxiliam na recuperação e redução das dores”, complementa Fernanda.

* Quer adotar um gatinho? Busque o seu novo amor em www.mundogato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário