Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Hora de vacinar o gatinho: Você sabia que a nutrição pode interferir na imunidade?




Tradicionalmente o mês de agosto é de vacinação para cães e gatos. Por isso, é uma ótima ocasião para alertar os tutores sobre fatores que interferem na resposta imunológica do animal às vacinas, tais como: idade, doenças preexistentes e estado nutricional. Você sabia que quanto mais bem nutrido o gatinho estiver, melhor seu sistema imunológico estará? Recebemos algumas dicas da médica veterinária da PremieRpet®, Keila Regina de Godoy, a respeito da questão. Confira e converse com o veterinário dos seus bichinhos de estimação caso tenha dúvidas sobre o que oferecer a eles!

1. FILHOTES E IDOSOS - A atenção com o sistema imunológico dos animais de estimação deve ser redobrada nos primeiros meses de vida e também na idade madura. Por consequência, a alimentação ganha uma importância ainda maior nessas fases. Filhotes com apenas alguns dias de vida possuem um sistema imunológico ainda imaturo, enquanto nos idosos algumas células de defesa tornam-se menos ativas, o que pode deixá-los mais vulneráveis às diversas doenças, além de mais susceptíveis a infecções. Por isso caprichar no aporte nutricional é fundamental nessas fases da vida!

2. IMUNODEFICIENTES - Animais com imunidade prejudicada também devem receber especial cuidado com a alimentação por toda a vida. Por exemplo: gatos portadores do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

3. NUTRIÇÃO E IMUNIDADE CAMINHAM JUNTAS - A alimentação é a principal responsável pelo fornecimento adequado dos nutrientes que servem de base para o bom desenvolvimento do sistema imune, pela multiplicação das células de defesa e pela formação de outras substâncias importantes para a imunidade. E em casos de desnutrição, o primeiro sistema do organismo afetado é justamente o sistema imunológico!

4. CUIDADO SEMPRE! - Está comprovada a importância de um suporte nutricional adequado durante toda a vida dos animais de estimação. Sem esse cuidado, muitas vezes não é possível atingir o resultado esperado com as vacinações, dada toda a relação entre a nutrição e o sistema imunológico. Um alimento adequado para a faixa etária, o porte, a raça, o nível de atividade física, bem como as condições fisiológicas e corporais é fundamental para garantir a boa imunidade e a saúde geral dos cães e gatos.

* Quer adotar um gatinho? Entre em www,mundogato.org.br e confira os que estão disponíveis para alegrar os seus dias <3 


Nenhum comentário:

Postar um comentário