Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Cegueira em felinos, será que é possível prevenir?



Se você tem um bichinho de estimação, com certeza já reparou que ele fala, e muito, através dos olhos. Por meio da troca de olhares com seus tutores, cães e gatos conseguem expressar fome e outros desconfortos. Por isso, os cuidadores precisam estar sempre alertas aos problemas que podem causar cegueira em pets.

De acordo com a professora Úrsula Silva, que atua no curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Niterói (RJ), o desenvolvimento da cegueira em pequenos animais pode estar associado a vários fatores, inclusive a quadros reversíveis. "Como principais causas, nós temos conjuntivite, glaucoma, catarata, doenças da córnea, doenças da retina, ceratoconjuntivite e doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Hipotireoidismo, Ehrlichiose e viroses como Cinomose nos cães e Herpesvírus nos gatos”, detalha a médica veterinária.

É importante saber que não existe uma faixa etária que seja mais propensa à cegueira, já que essa condição surge por diferentes causas. A catarata, por exemplo, é uma dessas razões e pode ser congênita (presente desde o nascimento), aparecer em animais de dois a quatro anos de idade (catarata juvenil) ou ainda ser  observada em cães com mais de oito anos (catarata senil). "Não existe um único tipo de animal predisposto ao desenvolvimento da cegueira, uma vez que se trata de uma condição patológica multifatorial e apenas o médico veterinário, através de uma complexa avaliação clínica, poderá responder de forma mais adequada a esse questionamento”, explica Úrsula.

Como tratar? - O tratamento das doenças também é bastante variável. Dependendo da causa, podem ser utilizados medicamentos, como é o caso de conjuntivite, ceratoconjuntivite seca e glaucoma, ou até mesmo cirurgias,  se a causa for catarata, ectrópio e entrópio.

Assim como acontece com os seres humanos, no caso de cães e gatos a prevenção é sempre o melhor caminho, inclusive no caso da cegueira. “A avaliação médica veterinária, realizada por profissionais com o objetivo de identificar possíveis fatores predisponentes e a forma mais adequada para controle, eliminação ou tratamento dos mesmos, ajuda a evitar o aparecimento dessa condição patológica.”

Mas, apesar de impor algumas limitações, a cegueira, felizmente, é um problema de visão com o qual seu melhor amigo pode conviver perfeitamente. Com relação ao ambiente em que vive, deve-se evitar mudar objetos e móveis de lugar e o fornecimento de alimento e água deve ser feito sempre no mesmo local, pois o animal se acostuma com a organização dos espaços da casa. Um cuidado especial precisa ser tomado com relação às piscinas: elas devem estar sempre cobertas. Com todos esses cuidados, você garante mais conforto e qualidade de vida ao seu animal.

*Quer adotar um gatinho? Confira os que estão prontos para alegrar o seu lar em www.mundogato.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário