Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Plantas seguras para os gatinhos




Quem tem um amigo felino (ou quem sabe até mais de um) ronronando em casa, sabe que é preciso tomar certos cuidados para proteger sua saúde e bem-estar. Mas eles não querem somente comida, água fresca e uma caixa de areia limpinha. Você sabia que é importante também ter algumas plantas em casa?

Pois é, gatos curtem mastigar algumas plantinhas. Isso é importante até do ponto de vista fisiológico. No entanto, é preciso escolher com atenção as espécies que você vai deixar disponíveis em casa, já que, enquanto algumas são benéficas ou simplesmente inofensivas, outras podem ser altamente tóxicas para seus amigos de quatro patas.

Dicas de flores e plantas seguras para os gatos:

Girassol
Essa é uma planta comum, mas que enche a casa de beleza e alegria por causa de sua cor e porte. Não são tóxicas para os gatos e você ainda pode aproveitar as sementes na cozinha!

Rosa
As rosas são uma ótima opção para os que desejam manter as flores relativamente intocadas pelos gatos! Elas são seguras se forem ingeridas, mas os espinhos as protegem de ser completamente devoradas pelos gatinhos.

Camomila
Essa planta, que possui uma florzinha muito delicada, além de decorar a casa, faz muito bem para os gatinhos, pois auxilia nas dores estomacais, gases intestinais, ajuda no bom funcionamento do fígado e na reposição de minerais.

Capim-santo
Também é conhecido por algumas pessoas como capim-limão ou erva-cidreira. Essa planta atrai os gatos por possuir um cheiro e sabor adocicados — muitos felinos adoram mastigas suas folhinhas. É ótima para manter o sistema digestivo em ordem e evitar as cólicas.

Amor-perfeito
É uma flor comestível e tem um sabor interessante tanto para os gatos quanto para os humanos! O aroma é também uma das razões pela qual ela é tão popular como ornamento dentro de casa ou no jardim.

Gerbera
Se sua intenção é decorar a casa com flores, uma bela e colorida opção são as gerberas. Além de muito resistentes e duradouras, essas flores são totalmente inofensivas para seus gatos.

Manjericão, alecrim e sálvia
Boa notícia para os amantes da culinária e de hortas: a maior parte das plantas aromáticas utilizadas como tempero na cozinha são totalmente seguras para os felinos.


*Quer adotar um gatinho? Confira os que estão prontos para alegrar o seu lar em www.mundogato.org.br  


Nenhum comentário:

Postar um comentário