Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Fisioterapia veterinária ajuda a tratar dores articulares


Não são apenas os seres humanos que sofrem com dores nas articulações. Gatos e cães também podem ter esse problema e com o inverno chegando, o frio e umidade podem ser vilões no aparecimento da dor. Confira a seguir um material bastante informativo da clínica de fisioterapia veterinária Mundo a parte e comece a prestar atenção nos sinais que os seus bichinhos dão. Hoje em dia, aliás, há uma série de tratamentos para proporcionar mais qualidade de vida aos peludinhos!
Artrose - A artrose, uma doença articular degenerativa, progressiva e crônica que acontece devido a um desgaste da cartilagem articular, sendo o principal motivo de dor em cães e gatos. As causas podem ser secundárias a um problema articular como por exemplo doenças como displasia coxofemoral, ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela e displasia de cotovelo, onde uma instabilidade na articulação faz com que os ossos sofram um atrito causando lesão diretamente na cartilagem, mas também podem ocorrer por alterações causadas diretamente pelo envelhecimento, excesso de peso ou exercícios que exigem impactos repetitivos.
Como é possível saber se o cachorro sente dores articulares? Geralmente os cães quando sentem dores, eles começam a mancar, diminuem o nível de exercícios e atividades, relutam em subir no carro, escadas e mobílias da casa ou querem voltar do passeio diário antes do previsto. Muitas vezes observamos esses sinais e associamos ao envelhecimento natural do pet. Mas na grande maioria dos casos essa diminuição no grau de atividades está atrelada à dor.
Com os gatos é um pouco diferente. Detectar a dor neles é mais difícil pois raramente mancam ou apresentam alterações comportamentais de fácil identificação. Normalmente passam mais tempo escondidos e podem diminuir o consumo de água e alimento, e diminuem o habito de se lamber, mas se houver convívio com outros gatos na casa, perceber esses sinais pode ser um grande desafio. 90% dos gatos com mais de 9 anos sofrem com artrose e, consequentemente possuem dores articulares. Logo, para quem tem um gato mais velho, vale a pena buscar um tratamento para dor articular.
A fisioterapia veterinária é um tratamento muito eficaz para esta doença e surpreendem com os resultados obtidos. “Os cães e gatos que chegam em nossa clínica, a Mundo à Parte, para tratamento de alguma doença articular, respondem muito bem ao tratamento, os resultados são visíveis geralmente após três a quatro semanas de tratamento. É muito gratificante quando ouvimos os tutores dizerem que o animalzinho deles voltou a ser jovem e fazer atividades que já fazia meses, ou até mesmo anos, que não praticava, como brincar de bolinha. De fato, as técnicas e equipamentos que usamos são tão benéficas para as articulações, que muitas vezes os ‘velhinhos’ ficam anos frequentando a clínica, para manter o bem-estar e a qualidade de vida", explica o Dr. Gustavo Vicente, médico veterinário especialista na área de ortopedia, fisioterapia e neurocirurgia, além de autor do livro tratado de fisioterapia e fisiatria em pequenos animais.
As terapias utilizadas durante uma sessão de tratamento são diversas, desde laserterapia, magnetoterapia, esteira aquática, fototerapia, ultrassom, exercícios, alongamentos, acupuntura e ozonioterapia.
Existem diversas clínicas especializadas no ramo de fisioterapia veterinária como é o caso da Mundo à Parte, uma rede com mais de 30 clínicas espalhadas por todo o país. Se o seu animal de estimação apresenta dores articulares, procure um serviço especializado.
*Quer adotar um gatinho? Confira os que buscam uma família em www,mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário