Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2018

Castrar: rápido, fácil e ainda evita abandono e doenças



Você já deve ter lido em muitos lugares que castrar os gatinhos é um ato de amor. Não se fala isso da boca pra fora, mas além da questão natural de que não há lares para todos - e uma única gata pode gerar dezenas e dezenas de gatinhos, a maioria vítima de abandono - também existem as questões de saúde, que devem ser consideradas. 

 "A castração é um ato de amor e vai muito além de questões reprodutivas", explica Dr. Jorge Moraes, veterinário e fundador da rede Animal Place. "A cirurgia reduz a transmissão de parasitas, como pulgas e carrapatos, diminui doenças e evita tumores -como os das mamas e testículos, além de aumentar significativamente a expectativa de vida do animal", comenta.

O profissional ainda explica que a cirurgia pode ser feita em gatos e cães, machos e fêmeas, tanto em animais mais jovens como nos mais adultos, independente da raça. "O procedimento deve ser feito após exames pré-operatórios que atestem que o animal pode ser submetido à cirurgia, realizado de maneira correta e por um profissional capacitado", alerta.

Como a cirurgia é feita – O veterinário de confiança que fará a cirurgia deve explicar todo o passo a passo para os tutores. A primeira recomendação é manter os gatinhos em jejum por um número determinado de horas antes da operação. Estando isso OK, os gatinhos são anestesiados – sendo a anestesia inalatória a mais indicada -  e monitorados o tempo todo. Vai haver uma pequena raspagem na região a ser operadora e aí é feita uma pequena incisão pela qual são retirados útero e ovários ou testículos. Normalmente, a castração é um procedimento rápido, e tende a demorar um pouco mais no caso das fêmeas.

Sobre o pós-operatório – De acordo com o Dr. Moraes, o tutor deve tomar alguns cuidados no pós-operatório, como o uso de roupas cirúrgicas ou colar cervical, que evitam que o animal interfira na cicatrização, além de ministrar de forma adequada a medicação. "O retorno para retirada dos pontos geralmente é feito após sete dias e, caso perceba alguma mudança de comportamento, deve consultar um profissional imediatamente", finaliza. Caso haja dúvidas, converse bastante com o veterinário antes.

*Quer adotar um gatinho? Há muitos prontos para alegrar a sua vida em www.mundogato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário