Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2018

Março Amarelo alerta para as doenças renais nos pets




As campanhas de saúde ajudam a cuidar melhor dos nossos queridos bichinhos. Março é considerado o mês internacional de combate às doenças renais, o chamado “Março Amarelo”. A ideia é alertar tutores sobre um problema que é uma das principais causas de morte dos bichinhos de estimação, principalmente entre os mais velhos. Os gatinhos, aliás, é quem mais sofrem com isso. O problema atinge 7% dos cães e até 20% dos gatos!

 “Com o aumento da expectativa de vida, essas doenças estão mais frequentes, com a prevalência maior em gatos. Por isso, as visitas periódicas ao veterinário são a melhor forma de detectá-las precocemente e de ter um bom resultado no tratamento”, explica o especialista em nefrologia da Petz, Anderson Yukio Calazans Yogi.

O que são as doenças renais - O pet é considerado doente renal crônico quando as alterações nos exames são persistentes por mais de 3 meses ou quando ocorrem alterações de forma abrupta, como nas doenças renais agudas. O problema acomete tanto cães como gatos, trazendo risco à vida dos pets. Essas doenças devem ser controladas e diagnosticadas o quanto antes, por meio de exames de sangue, urina e de imagens, para evitar o comprometimento cardiovascular, esquelético, neurológico, hematopoiético e digestivo.

Os sinais - A dica é observar a rotina dos pets e fazer check-up duas vezes por ano. Os principais sinais são aumento da ingestão de água, aumento ou diminuição do volume de urina, urina clara, cansaço, fraqueza e prostração, hálito forte, falta de apetite e emagrecimento, dificuldade para urinar, vômito e alteração na coloração e consistência das fezes.

Tratamento - Não existe cura para a doença renal crônica, mas sim o controle da sua progressão. O tratamento, em alguns casos, é feito com utilização de fluidoterapia, controle do desequilíbrio eletrolítico e ácido-base, de alterações hormonais, da hipertensão e com dieta adequada, por exemplo.

Algumas raças são mais propensas à doença renal crônica familial como beagle, cocker, lhasa apso, shih tzu, maltês, schnauzer e sharpei. Em gatos, maine coon, abissinio, siamês, russian blue  e persa são mais suscetíveis.

Prevenção - Os hábitos saudáveis ajudam a diminuir os riscos da doença, como manter uma boa dieta, com ração de qualidade, água à vontade, visita veterinária com frequência, controle de pulgas e carrapatos e vacinação em dia. Mas, com a idade, é importante exames periódicos em intervalos menores para diagnóstico precoce das possíveis alterações.


* Quer adotar um gatinho? Confira os que buscam uma família em www.mundogato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário