Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2018

Pulgas nos gatinhos: Como lidar?



Seu gatinho está se coçando o tempo todo? Saiba que a Puliciose, popularmente conhecida como infestação por pulgas, é um dos problemas mais comuns entre eles. No verão, os casos aumentam por conta do clima quente e úmido da estação que favorece a reprodução do ectoparasita.
Nos gatos, é possível visualizar apenas pulgas na forma adulta. Porém, o parasita permanece nesse estágio em apenas 5% da vida. Os outros 95% são divididos nas fases de ovos, larvas e pupas que ficam escondidas no ambiente e são invisíveis a olho nú.
“O ciclo de vida do ectoparasita tem ligação com o grau de infestação. Uma única pulga pode colocar até 40 ovos por dia. Por isso, ao encontrar um parasita no felino é provável que o ambiente onde o animal vive também esteja infestado. Por isso, é muito importante o controle no animal e também das formas imaturas no ambiente com produtos específicos” explica a Médica-veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.
Os transtornos causados pelas pulgas vão muito além da coceira e irritação do pet. Entre as principais complicações estão, dermatites, alterações comportamentais, verminoses, e doenças como hemobartonelose, dipilidiose, bartonelose, anemia e micoplasmose.
A Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE) é a reação mais frequente apresentada pelos felinos com pulgas. A DAPE é uma reação aos componentes da saliva do ectoparasita. “Por conta da hipersensibilidade dos animais é comum que após serem picados os gatos apresentem coceira intensa. Alguns ficam tão incomodados que apresentam alterações no comportamento, ficando mais agitados”, explica Priscila.
No mercado há uma série de produtos que podem ser aplicados no ambiente ou no gatinho. Caso note que seu gato está se coçando além do normal, não deixe de levá-lo ao veterinário!
*Quer adotar um gatinho? Confira os peludinhos que buscam uma família em: www.mundogato.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário