Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

O poder terapêutico dos gatos

            Gatinhos não são apenas para brincadeiras e traquinagens, mas também nossos grandes amigos que nos ajudam a passar por situações difíceis. O contato com gatos como forma de terapia para pacientes de casos crônicos de adoecimento já se provou como algo que possui, de fato, um retorno positivo. Uma pesquisa da Universidade Columbia nos conta que cerca de 30% dos pacientes de câncer que adeririam à chamada Gatoterapia apresentam certa melhora no primeiro mês da prática e 22% apresentam boa melhora no humor e ânimo após três meses. Geralmente, essa prática é adotada em casa, com o paciente ainda em fase de tratamento ou de recuperação, já que existem restrições para o acesso de animais em hospitais, por questões de saúde.
            Segundo a mesma pesquisa, até pessoas que sofrem com depressão e/ou síndrome do pânico podem se beneficiar com o contato com gatos, pois eles aliviam os sintomas. O ato de trocar a água, dar comida e fazer um cafuné foi comprovado como uma espécie de (Gato)terapia.
            Além disso, gatos ajudam também na prevenção de doenças. Um outro estudo realizado na Universidade de Minnesota concluiu que os participantes donos de gatos (ou que já tiveram ao longo da vida) possuíam baixo risco relativo de morte por infarto do miocárdio e por doenças cardiovasculares. Imagina-se que isso acontece porque gatos nos relaxam e bloqueiam o estresse agudo.
            Porém, essa convivência terapêutica com gatos, estimulada por psicólogos, não precisa ser desenvolvida apenas em casos de adoecimento. Já é comprovado que os bichanos ajudam a aliviar o estresse do cotidiano. Não é à toa que os antigos egípcios consideravam o gato um animal sagrado, que possuía até sua própria divindade, a Bastet! A deusa era símbolo do amor materno, da fecundidade e da doçura e possuía os poderes benéficos do sol, além de proteger os lares como uma verdadeira guardiã!



            Quer brincar com o Charles e de quebra se livrar do estresse? Aqui na MundoGato estamos abertos para visita todo sábado, caso você queira praticar um pouco de Gatoterapia enquanto conhece nossos gatinhos e até, quem sabe, se apaixona por um! É só agendar pelo email adocao@mundogato.org!


Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário