Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

6 dicas para facilitar a aproximação de cães e gatos




Pode parecer estranho para muita gente, mas a amizade entre cães e gatos pode ser algo absolutamente normal e bonita de se ver, inclusive já falamos sobre isso aqui no blog e contamos algumas histórias de amor entre bichanos e doguinhos (Leia aqui!). Mas como aproximar os dois no início? Como fazer para que não briguem e dê tudo certo?

Separamos algumas dicas de Marcelo Machado, médico veterinário da Max e gerente técnico nacional da Total Alimentos, para facilitar a aproximação entre um cão e um gato. Confira, coloque em prática e depois conte pra gente! Ah, e caso precise unir um cão e um gato já adultos ou com comportamentos mais difíceis, chamar um adestrador também pode ser uma ótima opção, afinal, nem tudo conseguimos resolver sozinhos, por mais que a gente tenha ótimas intenções ;-)

1. Apresente o cão para o gato bem cedo — Se possível, é legal apresentá-los quando ainda são filhotes. Dê aos animais a oportunidade de se conhecerem na sua presença, independente da idade do cachorro. Permita ao gato gradualmente ficar à vontade perto do cão, o que o tornará menos propenso a atacar.
2.  A castração pode ser útil na redução do comportamento agressivo do cachorro em relação aos gatos e também a outros cães.
3.    Passeie com seu cão com frequência e brinque o máximo possível para manter os níveis de energia do cão mais baixos quando ele interagir com o gato mais tarde.
4.     Leve o cão para um treinamento de obediência realizado por um treinador profissional. Estabeleça uma série de comandos a serem seguidos pelo cão, assim, mesmo que haja um ataque iminente, você estará preparado para impedi-lo com as vozes de comando praticadas. Obs: E se o gatinho é que tem um comportamento difícil, chame um profissional especializado em comportamento animal para ajudar.
5.     Fique no ambiente quando os animais estiverem juntos. Repreenda a animal a qualquer sinal de agressão. Sinais de agressão incluem mostrar os dentes, rosnar e assumir uma postura rígida.
6.     Mantenha áreas separadas em sua casa para cada animal, se possível. Mantenha-os separados sempre que você não estiver por perto para monitorá-los. Deixe os cobertorzinhos ou caminhas de um animal com o outro em áreas separadas, assim eles se acostumam com o cheiro um do outro. E claro, a gente precisa lembrar que tempo e paciência são os melhores remédios. Pode ser que demore alguns dias ou até semanas para a aproximação ficar nota 10, mas a partir daí é só alegria ;-)


* Quer adotar um gatinho para fazer companhia ao seu cãozinho? Dá uma olhada em www.mundogato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário