Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Gatos adultos: o que muda?


Será que você tem um gatinho que já virou adulto e você nem se dá conta? Então saiba que a idade adulta para os pequenos felinos chega por volta dos três anos. Até então eles ainda podem ser considerados os nossos bebês ou adolescentes (ainda que, cá entre nós, mesmo que adultos sempre serão considerados, né? ;-)). O importante é que, na fase adulta, algumas coisinhas mudam e são requeridos alguns cuidados específicos, especialmente com a saúde.

Segundo o médico veterinário da Max e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, mudar a alimentação de filhote para a destinada a animais adultos é uma prioridade e deve ser feita gradativamente para que o gatinho possa se acostumar. “As mudanças bruscas não são somente estressantes, mas também podem causar irritação estomacal, vômitos e diarreia no animal de estimação”, explica.

Além da alimentação, nesta fase os animais também já conhecem e estão adaptados aos objetos caseiros, visitas humanas e até mesmo outros animais, se inseridos no convívio diário durante o crescimento, o que facilita muito a vida do tutor. Também já se conhece totalmente o comportamento do gatinho. Não é toa que a gente diz que adotar animais adultos é tudo de bom também, afinal já se sabe se ele é mais quietinho, sociável, bagunceiro, etc.

Outro ponto é que,  quando se tornam adultos, os gatos já estão mais  fortes e totalmente adaptados, assim como acontece com os cães. “Essa mudança, para os tutores, pode ser facilmente confundida com apatia ou doenças, mas é extremamente normal ‘na fase de amadurecimento”, acrescenta Machado.

Ou seja, os gatos podem brincar um pouquinho menos, ficar mais observadores e preguiçosos. Estão muito adaptados e pode ser que fiquem menos agitados também. Isso não significa, porém, que não devam ser estimulados a se exercitar. É fundamental que o ambiente esteja confortável e divertido para eles.

E no caso de animais que não foram treinados ou socializados na infância, a idade adulta pode consolidar os comportamentos viciosos e prejudiciais. Portanto o treinamento de animais nessa fase tende a ser mais trabalhoso e delicado, mas é muito possível e, com dedicação do animal, treinador e do tutor, pode mudar o temperamento do pet e a convivência em casa para muito melhor.

* Quer adotar um ou mais gatinhos? Entra lá no nosso site: www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário