Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

Cuidando de gatinhos bebês e órfãos: a história da Cris e seus pequenos felinos

Você já sabe que, de vez em quando, a gente adora contar histórias de gatinhos e seus humanos, né? Desta vez, convidamos a Cris Sakuraba, que tem 4 gatinhos em casa, 1 gatinho na casa da mãe - que é um pouco dela também, e faz lar temporário para gatos bebês que perderam a mãe. Hoje o trabalho dela, além do artesanato, é quase que focado em cuidar e ajudar estes pequenos. Confira!

“Na infância tive muitos cachorros, e só fui ter um gatinho aos 15 anos, uma siamesa linda que não viveu muito porque no final da década de 70 não se costumava telar os apartamentos e ela caiu 2 vezes do terceiro andar. Na segunda ela morreu e foi terrível, nunca me esqueci. Apesar da família ter 4 pessoas , ela era mais ligada à mim. Com o trauma, só voltei a ter gatos quando já estava com 40 anos. Desta vez, morando sozinha, coloquei redes de proteção no apartamento inteiro antes de trazer um gatinho para cá.

Formando a família - Num belo sábado, saí pelo bairro tentando achar um gatinho e acabei achando a Kiki num petshop. Ela estava em uma gaiola suja, toda encolhida num canto, e havia mais dois em outro canto. Minha mãe estava comigo e disse: “Aquela, pega aquela branquinha”. Eu, como queria qualquer gatinho, aceitei a sugestão e a trouxe para casa. Conto isso porque de fato eu não a escolhi...rs. Queria tanto que não importava qual cor ou sexo, só queria um gatinho!

Hoje tenho 4 gatos em casa e 1 na casa da minha mãe. A primeira foi a Kiki, que citei acima e vai completar 9 anos. O segundo foi o Clark e veio 2 anos depois. É um laranja que veio da ONG da qual eu havia me tornado voluntária. Ele já era adulto, estava no abrigo e, como era e é muito bonzinho, sofria bullying de um gato alfa.

Apesar do receio de levar mais um gato para casa, encarei o medo e o levei . Clark ficou num banheiro durante 1 ou 2 meses, não me lembro. Tive que tratá-lo de uma giardíase persistente e, enquanto isso, Kiki foi se acostumando com a presença dele. Quando sarou foi colocado no site para adoção. Então até apareceu um interessado em adotá-lo... mas a verdade é que ele nunca mais saiu de minha casa, faz 6 anos. E por conta do trauma de comer, até hoje sou obrigada a acompanhá-lo até o pratinho de ração....rs

O terceiro também veio de um lar temporário. Era um filhote pequenininho que foi resgatado de um mendigo por uma voluntária. Era tão pequeno que estava no bolso do homem. Deram -lhe o nome de Pocket. Tinha a pelagem siberiana. Era para ele ficar só alguns dias e acabou sendo adotado rs Só que , quando adulto, desenvolveu um gênio forte, alfa mesmo, e então foi morar com meus pais. Hoje é um lindo e feliz gatinho que tem dois humanos para mimá-lo. Minha mãe que não queria gato de jeito nenhum, mas hoje faz qualquer coisa por ele...rs

Cuidando de bebês - Com tudo isso, há quase 6 anos comecei a cuidar de bebês órfãos com mamadeira. Da primeira ninhada de 5 bebês, acabei adotando um, o Gordo, um pretinho redondinho. Era um gato super assustado. Fiquei preocupada em doá-lo e, aos poucos, fui me apegando e negando a doação dele. Não foi nada tão passional, foi estranho. Mas foi o que tinha que ser. Sinceramente hoje ele é um dos meus favoritos. E sou loucamente apaixonada por ele e por todos os pretinhos do mundo...rs 

A última é a Julinha, uma tigrada com branco, de 4 anos. Foi resgatada na marginal Tietê por um policial militar, era uma bebezinha, devia ter uns  45 dias de vida. Estava com o rabinho todo  em carne viva. O PM levou-a a uma veterinaria antes de trazê-la para mim. Até hoje não sabemos se se queimou embaixo do carro onde foi encontrada ou se alguma maldade foi feita. Tentamos um tratamento para salvar o rabinho, mas não teve jeito e o rabinho foi amputado. Mas ela não sente a menor falta dele e tem habilidade normal para tudo. Ficou no site para adoção algum tempo, mas ninguém se interessou. Nesse tempo, ela se adaptou tão bem aos meus gatos que não tive mais como doar...rs Hoje é a minha caçulinha amada. Uma gata super divertida e feliz. Meus gatos ficaram muito mais ativos e felizes com a presença dela. A vida ficou bem mais alegre, ela brinca como criança até hoje!

Minha paixão é cuidar de bebes órfãos. Nem sei como aprendi e tenho tanto jeito para cuidar de mamadeiras.... já não lembro de quantas ninhadas já cuidei. Todos doados e muito bem doados nesses 5 anos. No início sim , era difícil doar, mas também fui aprendendo que era o melhor a se fazer por eles! Deixei de lado o meu egoísmo e só pensava no bem estar deles para o futuro, assim consegui me desapegar. Ficar comigo num apartamento pequeno com um monte de gatos não era vida saudável para ninguém, muito menos para os gatinhos. Sempre priorizei o bem estar do meus gatos e dos temporários".

Confira dicas da Cris para cuidar de bebês gatos:

- São muitos detalhes, mas as dicas principais são: mantenha-os aquecidos, bebês até 20 dias não conseguem reter, manter a temperatura corporal sozinhos. Uma bolsa de água quente ou manta elétrica envolvida em um paninho, mantinha, para não queimar o bebê.

- Além disso, eles não mamam se estiverem com frio e a digestão também não ocorre.

- O leite adequado é fundamental para a sobrevivência. Uma diarreia causa  a morte dos bebês. A diarreia é proveniente de leite que não é próprio para gatinhos! Além disso a qualidade do leite também é importantíssima! Aprendi nesses anos todos que não se deve usar uma lata desse tipo deleite que já esteja aberta há mais de 30 dias. Muita gente faz isso, guarda o que restou e usa depois . Com certeza vai matar o gatinho por infecção. 

- O único leite que recomendo é o Support Milk Cat. Depois que descobri esse leite, nunca mais tive bebês com diarreia. E não aconteceu so comigo, uma voluntária querida lá da ONG também descobriu e nunca mais perdeu bebezinhos.

- Seguramente esse ponto é o mais importante,  mais do que a quantidade das mamadas, do horário certo ou massagem para necessidades fisiológicas.

- Aquecimento e leite adequado salva bebês gatinhos. É claro, sempre dar o leite com o bebê com a barriga para baixo e sem forçar, para que não entre por via errada, o que tb causa a morte pro aspiração.

* Quer adotar um ou mais gatinhos? Confira os que procuram uma família em www.mundogato.org 




Nenhum comentário:

Postar um comentário