Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de março de 2017

Março Amarelo: Campanha chama atenção para o cuidado com doenças renais nos gatos




Quem tem gatos sabe o quanto eles podem sofrer com doenças renais, por isso é tão importante o diagnóstico precoce de qualquer problema do tipo. Pelo segundo ano, a Elanco realiza a campanha Março Amarelo – amarelar é amar, sendo que o mês de março foi escolhido por se tratar do mês internacional do rim e por marcar os esforços de nefrologistas do mundo todo na prevenção das doenças renais.

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma das principais causas das idas dos gatos ao veterinário e pode atingir cerca de 60% dos animais idosos. Há estimativas de que entre 20 e 50 % dos gatos com mais de 9 anos tenham DRC em algum grau. Além disso, a doença é três vezes mais frequente em gatos do que em cães.

Sintomas da DRC - “A doença apresenta sintomas apenas em estágio avançado, quando os rins do animal estão com 75% de sua função comprometida, o que torna os check-ups periódicos fundamentais para identificação da DRC em fase precoce e tratamento adequado, evitando o sofrimento do animal”, alerta Bruna Tadini, médica veterinária de Animais de Companhia da Elanco.

Entre os principais sintomas em felinos estão perda de apetite, perda de peso, aumento no consumo de água e aumento da frequência da urina, deterioração na pelagem, cansaço, fraqueza, vômitos, feridas na boca e mau hálito. Já o diagnóstico definitivo é feito por meio de exames de sangue, urina e ultrassom abdominal, complementados com a aferição da pressão arterial.

Terapia - Em caso de confirmação, o tratamento é feito levando em consideração o grau e a evolução da doença. Podem ser utilizados medicamentos orais específicos que diminuem a perda de proteínas pela urina, um dos problemas gerados pela DRC. Também é importante controlar a alimentação do animal, já que dietas com muita proteína ou com grande quantidade de fósforo colaboram para o agravamento da doença renal. A adequação nutricional pode ser feita pelo uso de ração comercial específica ou de dieta caseira balanceada, desde que recomendada pelo veterinário.

No link https://www.facebook.com/ElancoBrasil/videos/1859482790999599/ é possível conferir o vídeo oficial. E lembre-se que levar seu gatinho ao veterinário periodicamente é a melhor forma de mantê-lo sempre saudável!

* Quer adotar um pequeno felino para cuidar e amar? Dá uma olhada nos pequenos que aguardam uma família: www.mundogato.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário