Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Algumas verdades sobre a obesidade em gatos e cães



Você tem um gato gordinho em casa? Já parou para pensar que a obesidade tanto em gatos quanto em cães é um problema comum que merece atenção? De acordo com Renato Zanetti, zootecnista, especialista em bem-estar animal e fundador da Dog Solution, o sobrepeso e a obesidade causam outros problemas de saúde nos animais, reduzindo a longevidade deles.

Além disso, assim como nos humanos, a obesidade está relacionada ao alto consumo de alimento e à baixa atividade física (descartando-se problemas endócrinos). Confira algumas verdades que o Renato Zanetti cita sobre a obesidade em pets e, se for o caso, converse com o veterinário do seu gatinho para, juntos, encontrarem a melhor solução para este problema!

1. Obesidade causa outros problemas de saúde para o animal.
VERDADE. Gatos e cães obesos têm um risco maior de apresentar outros problemas de saúde: diabetes, doenças pulmonares e de coração, problemas na articulação, de pele, problemas reprodutivos, intolerância ao exercício, maior estresse calórico, maior risco em anestesias.

2. A castração engorda o animal.
VERDADE. Animais castrados têm probabilidade 2x maior de se tornarem obesos em função de alterações hormonais e a redução da atividade física. PORÉM, isto não deve ser motivo para não castrar, pois é possível minimizar o problema com o aumento das atividades físicas e o controle da alimentação.

3. A obesidade está relacionada APENAS ao excesso de comida.
MITO. Há duas causas da obesidade: metabólica (menor incidência, cerca de 5%) e comportamental (mais frequente).
Causas metabólicas: problemas endócrinos (disfunção da glândula tireoide, das adrenais, do pâncreas, da hipófise e do hipotálamo.
Causas comportamentais: fornecimento excessivo de comida, espaço físico reduzido, sedentarismo, hábitos alimentares prejudiciais.

4. Atividade física colabora com a redução de peso.
VERDADE. Aumentar o gasto calórico colabora com a redução de peso SE estiver relacionada com uma reeducação alimentar (tal qual para humanos).

6. Existe um peso ideal para cada raça (gatos e cães).
VERDADE. Mesmo havendo uma variação de indivíduo para indivíduo, há um padrão de peso para cada raça que pode ser usada como referência para se definir se o Pet está gordinho.

7. Existem alimentos que são proibidos para gatos e cães.
VERDADE. Alguns alimentos são apenas tóxicos para cães e gatos, outros são proibidos, podendo ser letais se ingerido em grandes quantidades.

8. Posso dar frutas e legumes para gatos e cães.
VERDADE. Sim, frutas e legumes (que não estiverem na lista dos tóxicos ou proibidos) podem ser oferecidos aos cães e gatos.

* Quer adotar um pequeno felino e levar muito amor pra sua casa? Dá uma olhada no site: www.mundogato.org 


Nenhum comentário:

Postar um comentário