Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de maio de 2017

Como ajudar animais de rua.

#1. Lar Temporário

Começamos hoje uma série de publicações para orientar quem gostaria de ajudar animais abandonados e não sabe como fazer e nem o que fazer. Existem diversas formas de auxiliar essas vidinhas desamparadas, e, acredite, a sua ajuda pode fazer diferença.

Dessas inúmeras formas de ajudar, hoje o destaque vai para os lares temporários, popularmente conhecidos como LTs. São pessoas que abrigam animais por um período de tempo até que o bichinho consiga um destino definitivo.

Recebemos inúmeros pedidos de resgates na ONG que não conseguimos ajudar de imediato, temos um fila de espera bem grande. Muitos desses gatinhos que estão esperando a vaga no nosso abrigo ficam em LT, alguns vinculados a ONG (com voluntárias) outros não. Muitas vezes resgatamos gatas prenhas que acabam ficam em LT até os bebês desmamarem.

O LT é de extrema importância pois tira de imediato o pet da situação de risco em que vive, recebe os primeiros cuidados e comidinha de qualidade, sem falar no abrigo... não precisam mais sofrer com chuvas.

Se você pensa em fazer LT, seguem algumas recomendações:
  1. O animalzinho precisa de espaço. Não precisa ser um espaço grande, mas confortável para o animal. Cachorros de grande porte precisam de mais espaço.
  2. Na ONG nunca recomendamos que o animal saia de sua casa sozinho, estão expostos ao perigo. No caso de gatos, é recomendável que as janelas sejam teladas, evitando fuga e acidentes.
  3. O bichinho precisa de alimentação adequada e água fresca sempre.
  4. É necessário dispor tempo para cuidar do seu resgate. Medicação, limpeza do ambiente, carinho, atenção e levar para passear (se for um cachorrinho).
  5. Visitar um veterinário. Sim, é importante. Sabemos que isso pode sair caro, mas leia o post com algumas sugestões de veterinários a baixo custo e bom atendimento: http://adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/11/veterinarios-com-preco-acessivel.html
  6. Existe um gasto com o animal resgatado, antes de resgatar deve pensar se pode arcar com esses gastos que podem variar de acordo com a situação. Por exemplo: caso o animal fique doente o gasto com remédio será maior. Algumas pessoas que resgatam acabam fazendo rifas ou pedindo doações para custear o processo. Pode dar certo, mas tenha sempre um plano B.

Em contrapartida, muitos voluntários que fazem LTs relatam que:
1.       O sentimento de gratidão que o pet transmite é imenso. Assim como o amor!
2.       É maravilhoso ver os filhotes crescerem, abrirem os olhinhos. Sem contar a animação de ter vários bebês pulando e brincando ao mesmo tempo.
3.       Ver o resgate doente melhorar com cuidados!
4.       Receber e dar carinho.
5.       Sim. É difícil falar “tchau” quando o dia chega. Mas é só lembra que irá para um lar definitivo ou que pode receber mais um resgate.


A Teka e o Pêssego são dois gatinhos (de muitos) que ficarem em LT antes de ir para o abrigo. Estão disponíveis para adoção responsável.


Por um mundo com menos sofrimento e mais resgates
Gratidão para todas aquelas pessoas que se dispõe a fazer LT e salvar a vida de animais.
MundoGato

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário