Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Mamãe gata: 5 coisas que você precisa saber sobre a gravidez das gatinhas



No próximo domingo comemora-se o dia das mães. Nada mais justo, portanto, que falarmos um pouquinho sobre a gestação das mamães gatas. Dizemos sempre que é muito importante castrar pois, especialmente no caso das gatas que ficam nas ruas, o risco de gravidez é muito alto e muitos filhotinhos podem ser gerados e abandonados. Inclusive aqui na Mundo Gato volta e meia recolhemos gravidinhas e também filhotinhos que ficam à espera de um lar.

É claro que observar uma gravidinha é também algo muito especial, que merece todo nosso amor e carinho. Separamos 5 verdades sobre as mamães gatos que você precisa saber, além de um vídeo muito fofo que mostra o quanto a natureza é sábia e os animais são a mais pura forma de amor!!

-O primeiro cio ocorre por volta dos 7 meses e cada gatinha pode ter até 3 partos por ano, gerando entre 4 a 8 gatinhos por vez. Ou seja, uma única gatinha não castrada pode gerar até 24 filhotinhos em um único ano!! Infelizmente muitos deles acabam não achando famílias, por isso o ideal é a castração.

-Cada gestação dura pouco mais de 2 meses, ou seja, é bem rápida. Neste período, as gatinhas costumam engordar e ficar mais sonolentas. Algumas ficam mais arredias. Os mamilos incham e ficam mais rosados. Caso note algum destes sintomas em uma gatinha que acabou de adotar, por exemplo, leve-a ao veterinário para ele dar uma olhadinha.

A alimentação da gravidinha deve ser especial, por isso há rações no mercado com mais vitaminas adequadas para a gestão. Elas ajudam os filhotes a nascerem saudáveis. Caso haja dúvidas do que dar à gatinha, pergunte ao veterinário.

- Para a hora do parto, providencie um local isolado e quieto para que a gatinha possa dar à luz sossegada. Também deixe uma caixa forrada à disposição, pois lá os filhotinhos devem ficar acomodados. Normalmente as gatas dão à luz sozinhas e sem necessidade de ajuda, mas esteja atenta, pois caso seja preciso, é bom ter o contato do veterinário à mão.

- Com os filhotinhos recém-nascidos, cada gata mãe costuma ter uma reação, mas em geral é recomendável não tocar nos pequenos nos primeiros dias pois ela pode ter muito ciúmes. Aos pouquinhos esse sentimento vai passando e aí é só amor na sua casa!

*Confira um vídeo lindo sobre uma cachorrinha e uma gatinha que decidiram compartilhar os cuidados dos bebê recém-nascidos.

* Quer adotar um gatinho? Confira os que aguardam uma família em nosso site: www.mundogato.org 





Nenhum comentário:

Postar um comentário