Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Seu gato está com vermes? Confira alguns sintomas comuns



Nossos bichinhos podem ser super bem cuidados, mas é normal que estejam volta e meia expostos a diversos tipos de parasitas, especialmente os vermes, que podem afetar não somente o animal, como também os tutores e, principalmente, as crianças. Será que seu gato está com vermes? Recebemos algumas dicas da Total Alimentos sobre o assunto. 

“Nos pets adultos, na maioria das vezes, a contração de alguma verminose ocorre por ingestão de fezes que estão infectadas ou durante o contato com animais portadores de um parasita, como os ratos”, explica Bárbara Benitez, Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos e médica veterinária da Equilíbrio. Confira alguns dos sintomas e, se for o caso, leve seu gatinho para o veterinário o quanto antes. Ele saberá como tratar do peludinho!


1 – Perda de peso!
“Os vermes se alimentam das proteínas e/ou sangue oriundo dos tecidos do pet, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa. Além disso, os vermes provocam lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção dos alimentos.”

2 – Mudança na pelagem do gato!
“ A pelagem fosca e/ou desajeitada pode indicar a presença de um parasita. A desidratação, bem como a má absorção de nutrientes, pode ocasionar uma infecção parasitária e refletir no pelo do gato ou do cãozinho.”

3 – Notou que o abdômen está maior?
“Não confunda o aumento abdominal como sinais de que o pet está ganhando peso e/ou engordando. Um abdômen com vermes tende a ficar inchado e ocasionar o aumento de volume na barriga. Um teste rápido que pode ser feito é apalpar o abdômen e notar se o animal sente desconforto quando você toca.”

4 – Avalie a gengiva do gato!
“A gengiva deve estar sempre rosada, pois isso indica que o animal está saudável. Se tiver pálida e/ou branca, pode sinalizar uma anemia, ou então qualquer outro sintoma que pode ser provocado por um parasita.”

5 – Cuidado com a diarreia e as fezes do bichano!
“A diarreia tende a ser um dos sinais de que a barriga do pet está com vermes, por isso, verifique a situação das fezes do animal. Quando escuras ou esverdeadas, pode ser um sinal de que estão com sangue, o que pode indicar uma necatoríase – doença parasitária ocasionada por vermes que fixam nas paredes do intestino delgado e causa o sangramento. Muitas vezes, podem ser observados ovos de parasitas nas fezes, por isso observe e veja se há algum indício.”

6 – Procure por indícios!
“Veja se o cão ou gato está roçando o bumbum no chão, isso pode ser um indício de que o pet sente coceira na região do ânus. O prurido é causado por ovos de parasitas que podem estar saindo do reto e grudando no pelo do pet. Observe, ainda, a cama e os lugares onde o pet costuma ficar. Os ovos podem ser vistos nestes espaços. Lembre-se: use sempre uma luva e pedaços de madeira ao mexer nas fezes procurar pistas.”


* Quer adotar um gatinho? Confira os que procuram uma família em nosso site: www.mundogato.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário