Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

Como ajudar animais de rua #3.Castração

Ajudar os animais abandonados é uma tarefa contínua e árdua. Luta-se contra o tempo para salvar as vidas, luta-se contra o descaso ou incapacidade de órgão públicos e luta-se contra a violência que os alguns humanos fazem com esses animais.

Outros posts foram dedicados aos LTs (Lares Temporários) e às ONGs, nesse post falaremos da castração, ato de suma importância na luta contra o abandono dos animais.

A castração impede a reprodução do animal, diminuindo sensivelmente o número de animais expostos ao risco. A reprodução dos animais ocorre de maneira geométrica, ou seja, sempre está contínuo crescimento. Estimativas mostram que um casal de animais pode gerar 66 filhotes de dois anos (tempo médio de vida de um gato nas ruas). Sendo assim, não são dois gatos para serem resgatados, mas 68.

A escolha pela castração é de extrema importância, só assim teremos a diminuição da população de animais.

E como você pode ajudar nessa tarefa?
1. Passe a mensagem para frente: conscientização do problema é a primeira etapa da solução.

2. Ajude instituições que se responsabilizam por castrar animais, como ONGs e mutirões veterinários. A nossa ONG, por exemplo, castra todos os animais resgatados, você pode nos ajudar através http://www.mundogatolojinha.com.br/ e doar uma castração!

3. Já castrou o seu bichinho? Sim, é de extrema importância castrar o seu bichinho também. Alguns donos permitem que os animais saiam da residência para dar “uma voltinha”. Essa “voltinha”, além de expor os animais ao risco, eles podem se reproduzir aumentando ainda mais o problema da superpopulação.
A castração é benéfica para a saúde do animal, seja macho ou fêmea, mas se tiver dúvida converse com seu veterinário e esclareça todas elas.
Outro ponto importante é o valor da castração, alguns donos adiam a cirurgia pois tem dificuldades para arcar com os custos. Nesse caso, leia o post: http://adotarmundogato.blogspot.com.br/2016/11/veterinarios-com-preco-acessivel.html nele estão algumas indicações de clínicas veterinárias responsáveis e com valores reduzidos.

Quer adotar um gatinho lindo e já castrado? Entre no site: www.mundogato.org.br e preencha o formulário. A Surya, por exemplo, já está castrada e prontinha para ir para casa!



MundoGato

Nenhum comentário:

Postar um comentário