Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Como os gatos se comunicam entre si?



Que os gatos falam, a gente não duvida. Pode não ser a mesma língua que a nossa, é claro, mas quem tem um pequeno felino em casa consegue se comunicar bem com ele e entender todas as suas vontades, não é mesmo? E entre eles? Como será que se comunicam?

De acordo com o Guia Completo dos Gatos da ASPCA,  há 3 maneiras principais de comunicação. E como nós, humanos, costumamos nos ater apenas à fala, muitas vezes esquecemos de observar outras formas importantes de interação.

  1. Voz – De fato a primeira forma de comunicação vem da voz. Os gatos podem se comunicar entre si através de diferentes sons, intensidade e volume do “Miau”. Um miado muito alto pode signficar ansiedade e menos, enquanto miados menos intensos mostram confiança e contentamento. Os sons também podem incluir ronrons.
2. Linguagem corporal – Neste caso é preciso observar atentamente os movimentos e a posição do corpo. Quando um gato está rolando, por exemplo, em posição confortável e relaxada, pode signficar um convite para outro gato se aproximar. Já se o gatinho arquear as costas, bufar, levantar a cauda, entre outras coisas, trata-se de um pedido (ou ordem) para que o companheiro nem chegue perto.

  1. Cheiro – Quando um gato se encosta no outro está deixando seu cheirinho pessoal nele. Esses feromônios contêm informações muito importantes de gato para gato. A comunicação através do cheiro pode acontecer quando um gatinho urina em algum lugar para marcar território, quando enconta a cabeçinha, e etc.

Se você tiver mais de um gatinho, comece a prestar atenção na comunicação entre eles! E caso queira adotar mais um para fazer companhia ao seu, acesse www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário