Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Tipos de areia

Adotei um gatinho... que areia eu compro?

É possível encontrar em pet shops diversos tipos de areia e com preços extremamente variados. A maior dúvida é, qual é a melhor para o meu gato?

Cada gato tem a sua preferência e cada dono também... o mais importante é lembrar de limpar a caixa de areia todos os dias.

Areias granuladas: Essas areias tem a capacidade de absorver os líquidos. A urina do gato vira um torrão, facilitando a limpeza da caixinha. Existem diversos tipos no mercado, alguns são mais baratos e não formam bem o torrão, dificultam muito na hora da limpeza e não são saudáveis para o seu gatinho. As que formam o torrão mais durinho ficam mais fáceis de limpar.
Algumas dessas areias granuladas são biodegradáveis, podem ser jogadas no vaso sanitário, outras necessitam ser jogadas no lixo comum. Fique atento na embalagem para saber qual o destino adequado para o lixo.
Também existem areias com base de mandioca, essas formam um torrão bem durinho.

Sílica: a sílica funciona bem diferente da areia granulada. A sílica absorve a urina do gato e elimina bem o cheiro, só é preciso limpar as fezes diariamente. Quando a capacidade de absorção da sílica acaba, joga-se tudo fora e coloca-se uma nova. O preço da sílica é maior do que da areia, ás vezes compensa o investimento.
Como o cristal de sílica é duro, alguns gatos não gostam de pisar, sendo assim a sílica em microcristais é mais recomendada. Um dos fatores negativos da sílica é que alguns gatos são mais sensíveis e podem ter alergias.

Madeira: existe ainda a proposta da utilização de grãos de madeira. Esses grãos incham quando absorvem a urina do gato e se esfarelam. A inconveniência é o cheiro forte e o fato de que são mais difíceis de limpar pois esfarelam.



MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário