Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gatos e caixas de papelão: amor eterno


Já reparou que, por mais legal que seja o brinquedo novo, seu gatinho sempre acaba caindo de amores por aquela velha caixa de papelão? E não importa o tamanho: caixas grandes, pequenas ou irregulares têm espaço garantido quando se trata de divertir um gato. Não é à toa, sabia?


Apesar do amor de gatos por caixas ainda ser foco de muitas especulações entre os amantes dos pequenos felinos, algumas razões já são de certa forma conhecidas ou parecem fazer bastante sentido. Separamos algumas para você conhecer! Lembrando que, independentemente das explicações (afinal, amor nem sempre se explica ;-)), você pode ter certeza que uma boa, velha ou nova caixa de papelão sempre alegrará o coração de seu gatinho!


Razões por que os gatos adoram caixas:


  1. Uma caixa é um lugar de refúgio: Não é novidade que gatos, como bons felinos, também são predadores e gostam de ter lugares para se esconder enquanto esperam pela presa (ainda que seja a sua mão ou algum outro gato!). Eles também preferem lugares de onde podem observar tudo o que acontece sem serem notados, ganhando certa sensação de segurança que não teriam em espaços abertos. Tendo uma caixa seu gato pode, por exemplo, correr para dar um peteleco em você e depois se esconder sem problemas (Quem nunca passou por isso? ;-)). Uma caixa pode ser, sem dúvida alguma, um refúgio ideal.

  1. Uma caixa pode ajudar a reduzir o estresse em determinadas situações: Um gato que está se adaptando a um ambiente novo (como um abrigo ou uma nova casa) pode encontrar em uma caixa a solução ideal para diminuir seu nível de estresse e ansiedade. Uma pesquisa realizada em 2014 com 19 gatos de abrigo na qual os gatos foram divididos em dois grupos (um com acesso a caixas e outro sem acesso a caixas) mostrou uma grande diferença no nível de estresse entre os grupos. Os gatos que tinham as suas caixinhas estavam seguramente menos estressados do que os que não tinham.

  1. Uma caixa pode ajudar a preservar a temperatura corporal e ser um ótimo local para o soninho do dia: Para se sentir confortável, um gato precisa estar com a temperatura corporal entre 38º e 39,2º graus. Uma caixa de papelão é considerada um ótimo isolante térmico, o que pode explicar a vontade de seu gatinho se enfiar dentro dela. Além disso, uma caixa pode ser um ótimo lugar para o bichano dormir, especialmente quando as horas de sono podem ocupar a maior parte do seu dia e noite (Um gatinho chega a dormir 20 horas por dia).

Obs: Confira um vídeo que mostra um gatinho muito curioso investigando uma caixa de papelão. Alguma semelhança com o que acontece na sua casa? ;-) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário