Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Gatos e seus bigodes: saiba por que nunca se deve cortá-los

Se alguma vez na vida lhe passou pela cabeça a ideia de dar uma aparadinha nos longos bigodes de seu gato, é melhor esquecê-la. Para os gatos, os bigodes têm funções que vão muito além da estética e, caso sejam cortados ou danificados, o bichano pode sentir-se não apenas desconfortável, mas também perdido, no sentido literal da palavra.


Bigodes dos gatos têm função sensorial – Pode não parecer, mas seu gato usa os bigodes para uma série de funções importantes, como se locomover no escuro e detectar o tamanho e a textura de um objeto. Quem nunca viu um gato saltando no meio da noite com a dimensão exata e necessária para não se machucar? Os bigodes têm terminações nervosas sensíveis ao toque, e é por isso que ajudam o gato a se guiar mesmo na falta de luz.

Outro ponto importante é que os bigodes dos gatos também ajudam o dono a entender seus sentimentos em determinados momentos. Se estiverem em linha reta significa que o gato está tranquilo e descontraído, mas se, ao contrário, estiverem colados à cabeça e para trás, demonstram que o gato está na defensiva ou acuado. Comece a prestar atenção para entender melhor o que seu gato está demonstrando :-)

Bigodes dos gatos crescem como as unhas – Os bigodes dos gatos geralmente ficam sobre o lábio superior e têm suas funções sensoriais complementadas por pelos que ficam na região da sobrancelha e queixo. É interessante saber que eles são feitos de queratina (o mesmo componente das unhas e cabelos humanos) e, além de crescer cerca de 1 centímetro por mês, são trocados de tempos em tempos naturalmente, caindo e crescendo tal como acontece com as nossas unhas! De qualquer forma, quanto mais longos os bigodes de seu gato, melhor será a sua percepção sensorial e orientação, por isso nunca os corte!

No vídeo abaixo a médica veterinária Monica Daiha fala um pouquinho sobre o que acabamos de explicar ;-)





Nenhum comentário:

Postar um comentário