Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

Problemas renais em gatos

Um dos problemas que mais aflige os donos de gatos é o desenvolvimento de uma doença renal no seu bichinho, doença com grande incidência entre os gatinhos.

Problemas renais que tem sua origem em causas diversas, inclusive congênita. Na maior parte dos casos a gato é idoso e o rim não consegue mais trabalhar adequadamente.
O importante é observar alguns sinais que podem indicar que o gato está sofrendo de problemas renais:
  • Beber muita água. O gato tenta instintivamente beber água para eliminar toxinas que o rim não consegue mais eliminar.
  • Muita urina na caixinha
  • Cansaço
  • Vômito e diarreias frequentes

Se o seu gatinho apresenta tais sintomas, o mais adequado é procurar um médico veterinário. Para diagnosticar se realmente existe um problema renal, será necessário exame clínico e exames de sangue.

Após diagnosticado, basta seguir as recomendações do médico veterinário específicas para o seu gato, no entanto é de extrema importância que utilize rações para gatos renais, essas rações contêm menor quantidade de proteínas, fósforo e sódio.
Também são necessários exames regulares para o controle da evolução do caso.

É muito importante manter a doença sobre controle, em caso de piora o gatinho pode necessitar de soro ou ter aumento da pressão sanguínea. Em alguns casos, o aumenta da pressão pode causar cegueira repentina.

É possível prevenir o desenvolvimento de doença renal: sempre estimule o seu gato a beber água e sempre compre ração de qualidade. Algumas rações com menor preço no mercado têm corantes ou outras substâncias que podem prejudicar a saúde do gato.

O mais importante é que os gatinhos bem cuidados podem ter a sua vida normal, brincar e pedir colo! O nosso maior exemplo é a doce Petúnia, pretinha linda que espera um sofá junto com o seu amigo Cravo!





Quer adotar a Petúnia? Entre no site e inscreva-se:
MundoGato

Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário