Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Adaptações em casos de adoção

Você decidiu adotar um gato. Que bom! Você terá uma maravilhosa companhia no seu dia-a-dia.

É preciso entender que o gato é um animal de personalidade, tem sentimentos e irá demonstrá-los. É muito importante saber que o gato, seja adulto ou filhote, precisa de tempo dele para se adaptar ao novo ambiente.

O gato é gosta de permanecer em um território, a mudança de ambiente vai despertar sentimentos diferentes no peludinho. Esses sentimentos alteram de gato para a gato, alguns ficam com medo, outros curiosos. O tutor deve ter paciência e auxiliar na adaptação. Pensando nas adoções que tivemos na ONG e na experiência como gateira, escrevi sobre alguns problemas que o gato pode apresentar com a mudança de ambiente e as ideias para melhor solucioná-los:

1. Gato não está se alimentando: a curiosidade e o medo podem levar o gatinho a recusa de alimentos. Deixe alimentos disponíveis, ofereça sachês. Fique atento e procure ajuda se o problema persistir.

2. Gato está miando muito: Gatos miam, é normal. O miado dele é uma tentativa de se comunicar com os humanos. Se o gato está miando em excesso é porque precisa de sua atenção. Provavelmente está se sentindo desamparado no ambiente novo. A tendência é o miado diminuir com a adaptação ao novo lar.

3. Gato escolheu um cantinho e se escondeu: muitos gatos ficam com medo em ambiente novo, por isso escolhem lugares para se esconder. Algumas vezes o esconderijo é tão bom que nós não conseguimos encontrá-los. Fique calmo e procure com cuidado (atrás e dentro de móveis, no meio das roupas, no alto de uma prateleira...).
Já sabe onde está, deixe o gatinho a vontade. Converse em tom baixo, deixe a comida próxima. Só force a saída do gato se ele estiver em perigo. Alguns gatos demoram dias para perder o medo, outros podem até levar meses. Precisa da paciência. Aproxime-se devagar, converse. Sinta o quanto seu gatinho está disposto a se aproximar e respeite o espaço dele.

4. Gato explorador: nos primeiros dias, a nova casa é uma aventura para alguns gatos. Eles querem ver tudo, sentir os novos cheiros. Deixe-o explorar a casa à medida que não possa se machucar. Alguns gatos exploram tanto que ficam presos e não conseguem sair, guarda-roupa é um clássico!



E lembre-se, carinho e paciência são essenciais para adaptação do seu peludinho.



MundoGato
Por um mundo com mais gatinhos no sofá

Nenhum comentário:

Postar um comentário