Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Gatos sociáveis: sim, eles existem e são muitos


Esqueça aquela ideia de que gatos não gostam de socializar, preferem ficar sozinhos, não gostam do dono e sim da casa, não precisam de companheirinhos peludos nem de companhia, etc. Em geral, quem afirma este tipo de coisa não tem nem nunca teve um gato! Vamos falar sobre a sociabilidade dos gatos?

Por que os gatos são pouco compreendidos? – Puxa vida, que imagem passam os gatos não? Quem não os conhece, os qualifica como seres solitários, sem necessidade de companhia. Realmente eles são muito independentes. Quem tem sabe que se viram sozinhos em muitas situações, desde fazer a própria limpeza em si mesmos até brincar, comer aos pouquinhos de acordo com a necessidade, permanecer mais tempo sozinhos em casa do que um cão, etc. Tudo isso não significa, porém, que eles não gostem de socializar.

Há gatos que fogem das visitas, desconfiados, mas há outros que, pelo contrário, não podem ver alguém novo na casa que já se aproximam para dizer um “Oi”. E isso pode vir de diversas formas, desde um simples esfregar de pelos nas pernas da visita até o uso temporário do colo alheio. Quem nunca conheceu um gato assim?

Aliás, já mostramos em outro textos as diversas formas de um gato se comunicar dizendo, da forma dele, que ama seu tutor. Quando ele se esfrega em alguém, começa a lambê-lo ou escolhe dormir pertinho está dizendo que gosta, sim, da companhia daquela pessoa.

Gatos que se amam – Alguns gatinhos adoram a companhia de outros gatos ou de outros animais, e costumam interagir ou apenas ficar do ladinho para mostrar o quanto o grude é importante. É por esta razão que muitos só são colocados para adoção juntos, já que sentiriam muito a falta um do outro se fossem adotados separadamente.

Na Mundo Gato, um exemplo é o casal Cravo e Petúnia (foto ao lado). Os pretinhos fofos chegaram juntos à ONG vindos de uma situação difícil, onde a senhora que cuidava deles e de outros bichinhos faleceu. Foram os dois últimos a serem resgatados e ficaram tão apegados que, naturalmente, nunca serão separados!
  
* Quer saber mais sobre o casal Cravo e Petúnia ou dar uma olhadinha nos nossos gatinhos que buscam uma família? É só acessar www.mundogato.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário