Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Você sabia que gato também pega bolinha?



Joga a bolinha, pega a bolinha. Essa brincadeira que normalmente é feita com cães também pode agradar e muito aos nossos amigos gatinhos, sabia?


Em alguns casos, acontece naturalmente, sem a menor necessidade de treinamento. Foi o que ocorreu com a Gigi, gatinha que a Janaina adotou aos 20 dias de idade. “Ela começou a brincar com bolinhas de papel e tampinhas de garrafa e, de repente, notei que quando jogava longe para ela pegar, ela trazia de volta na boca e pedia para eu jogar de novo. A brincadeira começou a ser frequente e noto que ela adora! Até o cachorro que não costumava fazer isso começou a tentar pegar as bolinhas junto com ela”, conta. 

O Hórus, gatinho do Ivan, também faz a mesma coisa, mas no caso dele não é com uma bolinha, e sim com um ratinho de brinquedo. “Ele ficava pedindo para eu jogar o ratinho na escada do apartamento, pois ele gostava de ficar vendo o ratinho cair de cada degrau. Aí do nada ele começou a trazer o ratinho para mim para eu jogar de volta”, conta. “Depois começou a derrubar o ratinho com a pata uns três degraus e a trazer para mim para eu jogar de novo”.

O Ivan nos cedeu um vídeo em que dá pra ver o Hórus buscando e trazendo o ratinho. Não é um verdadeiro “cachorrinho”? ;-)


 E se precisar treinar? – Se o seu gatinho não brinca de pegar bolinha oou brinquedo, mas você acha que seria legal, pode partir para o treinamento. Afinal, quem disse que gato não aprende uma série de coisas? Basta que ele goste, é claro. Se ele não gostar, você saberá na hora!

Para ensiná-lo você deve começar oferecendo uma bolinha a ele e deixando que fique entretido com ela. Depois, pode usar petiscos. Jogue a bolinha e, toda vez que ele a trouxer de volta, você oferece um petisco que ele goste. Dessa forma, ele ficará condicionado a participar da brincadeira para ganhar um saboroso petisco. E de quebra, vai gastar energia, o que é sempre bom para os peludinhos!

* Quer adotar um gatinho? Dê uma olhada nas nossas fofuras que buscam uma família: www.mundogato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário